COMO FUNCIONA O E-MAIL MARKETING? QUAIS AS VANTAGENS?
Manter um contato próximo com seus clientes é um grande negócio, tendo em vista que a fidelização deste trará diversas vantagens para o seu empreendimento, afinal, quando alguém compra em um único lugar, dificilmente esse alguém muda de estabelecimentos; e é aí que entra o e-mail marketing.
O e-mail marketing não só mantém contato com seu cliente, ele também ser um uma poderosa ferramenta para divulgação de promoções e novos produtos e serviços, podendo inclusive utilizar de datas comemorativas para uma campanha bastante direcionada a um nicho de clientes.
Mas, apesar tudo isso, como funciona o e-mail marketing? Qual o papel dele junto a sua empresa e seus clientes? Continue lendo responda essas e outras perguntas, criamos esse texto para ajudar você que está começando e quer promover sua empresa.
POR QUE UTILIZAR E-MAIL MARKETING?
Podemos começar respondendo isso pelo custo que o e-mail marketing, é uma forma de publicidade bastante barata se comparado a outras por aí difundidas.
Alcance
Além de barato de se produzir, o alcance do e-mail marketing vai até onde sua lista de contatos for, então, é algo que pode ser bastante abrangente. E, além disso, cada vez mais pessoas estão aderindo aos correios eletrônicos, então, sempre haverá campo a ser explorado.
Flexibilidade
O conteúdo que você pode jogar dentro de um e-mail é praticamente infinito, tudo depende única e exclusivamente da sua criatividade, sejam imagens, infográficos, gifs, dentre tantas outras abordagens e ainda são personalizáveis para cada nicho de clientes.
Retorno Financeiro
Imagina mandar a mesma promoção para 500 pessoas que você sabe que tem interesse naquele conteúdo, a probabilidade de receber, clicks, leads e views são imensas, dessa forma, consideravelmente aumentando seu faturamento sobre daquele produto ou serviço divulgado.
O PAPEL DO E-MAIL MARKETING
Quando alguém dá permissão para receber e-mails em sua caixa de entrada, essa pessoa mostra-se aberta a interagir com sua empresa e receber um conteúdo feito especialmente para ela e sua “tribo”.
Sendo assim, o e-mail marketing é peça fundamental para manter o engajamento do cliente com sua marca.
Promoção de Conteúdo
Obviamente a promoção do próprio conteúdo está nessa lista, afinal, ele é o foco de tudo, a disseminação do seu conteúdo pelos seus clientes e potenciais clientes; as pessoas certas e na hora certa, causando o efeito que comentaremos a seguir.
Vender
Não adianta gerar conteúdo e esse não se reverter em números para sua empresa, então dar um boost em suas vendas é uma das principais funções do e-mail marketing. Divulgue suas promoções e ofertas, e abuse das datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, etc. Inclusive softwares como o SendPulse podem ser incrivelmente úteis, com suas diversas ferramentas, contando também com inteligência artificial.
Convites para Eventos
Outro uso interessante para o e-mail marketing é convidar os seus leads para algum evento que você esteja organizando. Não se esqueça de dar todos os dados como, a data, o local, as principais atrações, dentre outros. Também não se esqueça que incluir o link para a compra de ingressos. Quão mais fácil e intuitivo for achar as informações, maiores as chances do seu convite ser efetivo.
Existem diversas outras aplicações para o e-mail marketing e nada impede que você crie uma nova, dessa forma, solte sua criatividade e crie conteúdo relevante para seus clientes, gerando interação e aumentando suas vendas.