Perda de tempo? Conheça soluções em software para automação de marketing digital
Hoje em dia quando falamos em negócios, empresas ou business no geral sempre vem duas palavras a mente, prospects e depois leads. Considerado “ouro” pelas empresas, os leads e prospects precisam de um tratamento todo especial, principalmente hoje em dia onde um lead qualificado se tradado da maneira certa pode gerar muito lucro para a empresa ou empresário. Uma das melhores formas de gerenciamento e nutrição de lead é através do e-mail marketing, porém não da forma tradicional que conhecemos, afinal o tempo gasto em criação, métricas e segmentação seria gigantesco, mas então eis que surge a dúvida: como fazer o gerenciamento de e-mails marketing para os meus leads e prospects de forma automatizada afim de que eu economize tempo? Se você têm dúvida sobre como ganhar tempo através da automação do processo de e-mails marketing e nutrição de leads e prospects, esse artigo é para você!
Antes de entender como ganhar tempo através da automação do processo de marketing, é preciso entender algumas definições.
O que é automação de marketing
A automação marketing é o conjunto de processo onde através de softwares e ferramentas é possível automatizar todas as estratégias de marketing digital que vai desde a nutrição do mailing até o disparo do e-mail marketing para nutrição dos leads, passando também por outros estágios da estratégia.
Como ganhar tempo através da automação de marketing
Com a automação de marketing é possível automatizar, através de alguns softwares, tarefas que normalmente levariam muito tempo, como por exemplo segmentação de mailing, cadastro de contatos e disparo de e-mails, otimizando assim sua campanha de marketing e consequentemente seu tempo, para que possa priorizar tarefas mais importantes do seu dia a dia.
Outro benefício de um software de automação de marketing é evitar que você cometa pequenos erros, que normalmente poderiam prejudicar a sua campanha ou a campanha de sua empresa.
4 Motivos para você obter um software de automação de marketing digital
- Otimização do seu tempo
Com softwares de automação de marketing você otimiza o seu tempo delegando tarefas para o software que normalmente demoraria levaria muito tempo.
- Facilidade dos testes A/B
Uma das melhores formas de saber quais são os tipos de e-mails marketing com melhor taxa de conversão é através dos testes A/B. Através do software de automação de marketing é possível fazer testes A/B de forma simples, sem necessidade de separar manualmente quais grupos de contatos de e-mails irão receber seus e-mails.
- Melhora na nutrição de leads
Uma outra importante função do e-mail marketing é a nutrição de leads, que é envio de conteúdo relevante que fará com que o seu prospect, lead e cliente seja encorajado a fechar um negócio com você ou sua empresa.
Um bom software de automação de marketing auxilia a nutrição de leads, permitindo que quando o seu lead faça determinada ação, como por exemplo o download de um e-book, o mesmo seja direcionado para o próximo e-mail marketing ou estágio da jornada de compra (já programado no software) de sua estratégia.
Isso fará com que você possa qualificar e identificar em que estágio do seu funil de vendas o seu lead está, caso é claro, sua estratégia seja com base em um funil de vendas.
- Melhor avaliação das métricas
Para uma boa analise de seus esforços de marketing alguns dados como as métricas de taxa de abertura, taxa de rejeição, descadastramento e clique nos links dos e-mails marketing são essenciais, sendo muito complexos de serem analisados sem o auxílio de um software de automação de marketing.
Atualmente temos no mercado bons softwares de automação que coletam essas métricas automaticamente, garantindo assim uma visão global de sua estratégia de marketing.
Principais softwares de automação de marketing:
Hoje temos no mercado dois principais players quando o assunto é software para automação de marketing, podemos encontrar ferramentas que fazem parte desses processos, porém as ferramentas mais completas atualmente são duas:
Hubspot
A Hubspot além de ser a empresa que criou o conceito de inbound marketing também é detentora de um dos maiores e melhores softwares de automação de marketing digital. Através do Hubspot é possível gerencial todas as ações de marketing digital como, criação de landing pages, call to actions, nutrição de leads, gerenciamento de mídias sociais, campanhas de e-mail marketing, entre muitas outras funcionalidades.
RD Station
É uma um software de automação brasileiro que, assim como o Hubspot gerencia estratégias de marketing digital, como landing pages, criação de e-mails marketing, segmentação e disparo dos mesmos, call to actions, nutrição dos leads, entre outras funcionalidades. Outra característica é que o RD Station permite a criação de landing pages sem a necessidade de um designer.
Sem dúvida os softwares de automação de marketing são essenciais para todos os que buscam obter sucesso em suas estratégias de marketing digital seja para a abertura de sua empresa ou para empresas de médio a grande porte, o importante é saber analisar as métricas e empregar suas estratégias junto aos softwares de automação.
Bom agora que você já sabe como ganhar mais tempo com os softwares de automação de marketing digital que tal nos contar qual ferramenta de automação pretende usar ou já usa em seu negócio? Deixe dúvidas e sugestões também, ficaremos felizes em responder.