5 dicas para criar uma newsletter de sucesso
A newsletter é uma das ferramentas mais poderosas para quem trabalha com marketing digital. Criar uma newsletter de sucesso envolve a comunicação junto a um público-alvo, vendendo um produto ou serviço ou criando um conteúdo relevante.
Para alcançar esses objetivos, você deve investir tempo e até um pouco de dinheiro para criar uma estratégia de divulgação de sucesso. Desenvolver um newsletter de sucesso dá trabalho, mas não é impossível: basta conhecer as melhores estratégias e ferramentas para você fazer o seu negócio crescer. Vale a pena você ler este nosso outro post sobre a organização do trabalho para definir boas estratégias.
O MailChimp é um dos serviços mais conhecidos de disparo de newsletters. Ele é simples de se utilizar e oferece serviços que cabem no bolso de todos os tipos de empresas.
Porém, muitas pessoas ainda têm o hábito de desenvolver e-mails longos e sem conteúdo. Se uma pessoa se cadastra para receber alguma informação do seu blog ou loja, ela está interessada em algo que seja novo ou que quebre a sua rotina de leitura. Replicar informações de outros lugares sem uma boa curadoria ou simplesmente promover um produto ou serviço é desinteressante e incapaz de conquistar novos seguidores ou clientes.
Neste artigo, vamos lhe passar 5 dicas que você deve seguir para criar uma newsletter de sucesso, aumentar o número de assinantes e, consequentemente, o retorno para o seu negócio.
Lembre-se: mais do que seguir essas dicas, você deve ser capaz de construir um conteúdo que seja de interesse dos seus assinantes. Sem saber qual linha editorial seguir, de nada vai adiantar você seguir essa e outras dicas. O trabalho é árduo – mas o retorno é certeiro e recompensador.
1) Personalize o seu e-mail
O MailChimp é uma ferramenta bem simples de se utilizar e oferece uma série de opções bem bacanas para você personalizar o seu e-mail. Um dos pontos mais importantes para prestar atenção e desenvolver uma newsletter de sucesso é o visual e a diagramação do seu e-mail.
Para personalizar, é bem simples: você deve utilizar imagens atrativas e se inspirar em formas de diagramação que são modernas e que facilitem a leitura. Por exemplo, blocar os textos é uma alternativa bacana, desde que os textos sejam curtos. Já colocar os textos seguidos, só separados por um subtítulo, não fica legal: a leitura pode até fluir, mas não chama a atenção.
Dependendo do seu tipo de objetivo com os e-mails, você deve saber que o visual da sua newsletter deve ser atrativo e relevante. O próprio MailChimp te ajuda a criar essa diagramação, trazendo uma série de opções de personalização que tornam o trabalho rápido e bem fácil.
2) Seja sempre claro e transparente
Um dos problemas com o e-mail marketing é a compra de endereços: volta e meia você deve receber e-mails de lugares que você nunca ouviu falar. Em primeiro lugar nunca faça isso. Lembre-se que você deve agradar os seus assinantes, e não forçá-los a conhecer o seu produto ou serviço.
Por isso, você deve adotar uma série de estratégias na escrita e no corpo da sua newsletter. São elas:
- Utilize uma linguagem clara e seja objetivo no que você tem a dizer aos seus assinantes;
- Coloque no corpo do e-mail a possibilidade de descadastramento do recebimento das mensagens. Essa mensagem deve ser visível e o link deve estar funcionando;
- Tenha um bom planejamento de promoções e na redação das suas publicações. Assim, você evita problemas e dores de cabeça com possíveis erros. Caso algum imprevisto aconteça na divulgação do e-mail, seja o mais transparente possível e peça desculpas aos seus assinantes pela falha.
3) Cuidado com o conteúdo e a linguagem
Comentamos no tópico acima da importância de uma linguagem clara e objetiva. E é esse o tema desta terceira dica: o conteúdo e a linguagem do seu e-mail marketing.
Você deve ficar atento a vários pontos para criar uma newsletter de sucesso, como:
- Linguagem culta e sem o uso de palavrões;
- Atenção da redação para evitar erros gramaticais;
- Conteúdo que não seja ofensivo e não tenha duplo significado;
- Conteúdo que seja relevante para o assinante e que o faça parar por alguns minutos para ler o que você produziu;
- Imagens atrativas e que não envolvam nudez ou sejam ofensivas;
- Falta de curadoria para a divulgação de conteúdo.
Pode parecer besteira, mas muitos negócios digitais fracassam justamente por não saberem se adequar ao seu público-alvo.
4) Envie newsletters que crie um relacionamento com o seu assinante
Como já mencionamos no início deste texto, é muito importante que você desenvolva newsletter que sejam capazes de criar um relacionamento com os seus assinantes. Às vezes, é até legal você fazer um trabalho mais personalizado e direcionado. Assim, você conseguirá criar uma newsletter de sucesso e será capaz de influenciar os seus assinantes que, consequentemente, se transformarão em seguidores.
Se você solicita a data de nascimento no cadastro, nada melhor do que enviar um e-mail personalizado, certo? Uma boa dica é você ter uma equipe que seja capaz de analisar os hábitos de alguns dos seus assinantes e desenvolver ações que surpreendam os seus seguidores.
Um exemplo bem simples: você tem um e-commerce de roupas, e um dos seus clientes compra mensalmente 2 camisetas de super-heróis. No dia do aniversário dele, você pode enviar um e-mail desejando os parabéns e oferecendo um desconto especial para as camisetas de super-heróis. A chance desse cliente ficar surpreso com a promoção é grande – assim como a possibilidade dele comprar 3 camisetas ao invés das 2 tradicionais.
5) Conheça as métricas do seu trabalho
Para aproveitar ainda mais essas dicas para a produção do seu conteúdo de e-mail marketing, procure conhecer as ferramentas de métricas de dentro do MailChimp ou do serviço que você está utilizando.
É interessante você saber quantos e-mails estão sendo lidos e qual é a taxa de retorno deles para o seu negócio. Se você tem um grande número de assinantes e um baixo número de leitura, tem alguma coisa errada. Reveja a sua estratégia e tenha mais foco nos seus objetivos e nos interesses e nas necessidades dos seus clientes em potencial.
Conclusão
Como mostramos ao longo deste artigo, clareza no desenvolvimento da sua newsletter de sucesso é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Procure ter em mente sempre os seus objetivos e o que os seus clientes procuram para que você possa desenvolver um conteúdo de qualidade e interessante. Se você seguir essas 5 dicas que passamos, tenha certeza de que você estará dando um passo a frente no desenvolvimento de sucesso do seu negócio.