Será que o e-mail marketing ainda é um bom canal de vendas? Será que eu devo usá-lo independente do meu modelo de negócio? Vamos responder essas perguntar e te entregar valiosas dicas nesse conteúdo. Ou seja, não perca!
Porque o e-mail marketing ainda é importante?
Nos últimos tempos as redes sociais têm ganhado força total na internet, algumas empresas têm investido bastante tempo e dinheiro nelas. Porém, alguns empreendedores esqueceram do e-mail marketing e isso é um erro fatal. Por isso, vamos pontuar alguns motivos para mostrar a importância dessa ferramenta.
Grande alcance
Segundo uma pesquisa do site Radicati, a previsão para usuários de e-mails em 2019 será de 2,9 bilhões de pessoas, se você acha que esse numero é baixo, reveja as suas métricas, pois esse numero representa mais de um terço da população mundial.
Dessa forma, o poder de um endereço de e-mail é muito grande, pois ele concentra todas as ações que você faz em outros canais. Toda vez que você cria um login em qualquer site, obrigatoriamente utiliza-se um e-mail. Por isso, ele é parte essencial na atividade de qualquer usuário na internet.
Alcance previsível
Quando um post é feito em alguma rede social, nem todos que seguem aquela página consegue ver. Desse modo, isso acontece devido ao algoritmo que determina quais conteúdos são mais relevantes para cada usuário.
Por isso o alcance em posts no Facebook, por exemplo, não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas de fato visualizarão o seu post. Mas, no caso do e-mail marketing é diferente. A grande vantagem dele é que seu alcance é previsível, ou seja, se você selecionar 100 contatos para enviar um e-mail, todos eles receberão o e-mail.
Flexível
O e-mail tem um formato flexível excelente para todo profissional criativo. Mensagens enviadas por e-mail não tem limite de caracteres e podem ser adicionados vídeos, imagens e gifs.
Um e-mail pode se produzido com um template e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você tivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.
Por meio dele, você pode se comunicar por meio de mensagens curtas, incluir links para paginas externas ou aplicar um storytelling, assim, você tem total controle do formato que quer usar. Obviamente, existem boas práticas na hora de construir um e-mail, mas falaremos melhor disso mais à frente.
Ótimo retorno financeiro
Antes de qualquer ideia sobre e-mail marketing, você precisa de três pontos: um domínio para o seu site, uma boa ferramenta de e-mail marketing e alguém para executar a estratégia. A escolha de uma boa ferramenta é essencial, existem muitas opções, algumas delas até gratuitas. Por essas facilidades, o e-mail marketing é o canal como o maior alcance e maior retorno financeiro do marketing digital.
Quais são os objetivos de um e-mail marketing?
Embora a grande maioria dos e-mails tenham uma abordagem de vendas, na hora de construir uma estratégia, é preciso pensar bem mais que apenas vendas. Quando alguém te dá a permissão de enviar e-mails para a sua caixa de entrada, essa pessoa está te dando um convite pessoal, afinal as pessoas também mantém outros tipos de contatos por e-mail, inclusive pessoal. Portanto, use essa oportunidade para manter um bom relacionamento com o seu lead, não focar totalmente em vendas. Vamos analisar os objetivos de um e-mail marketing.
Engajar
Quando alguém permite que você envie e-mails pra ela, primeiramente ela espera receber conteúdos relevantes e que o contato entre vocês dois seja amigável. Mesmo parecendo obvio, algumas empresas esquecem isso e bombardeiam o lead com promoções e vendas diretas.
Portanto, lembre-se em primeiramente usar o engajamento para envolver o lead. Em suma, isso é importante porque faz com que o seu lead se lembre de você sempre, aumentando as chances dele virar um cliente.
Promover outros conteúdos
Você pode usar o seu e-mail marketing para divulgar seus outros conteúdos, como do seu blog e redes sociais. Aproveite a facilidade do e-mail, aumente o trafego para o seu site ou para uma página especifica, assim, você conseguirá ter mais um canal de divulgação impulsionando os outros.
Nutrir o seu lead
Como você deve saber, nutrir o lead é uma das estratégias mais importante do Inbound Marketing, apenas dessa forma é possível transformar eles em clientes. Para que isso aconteça de maneira rápida, eduque seus contatos sobre o seu negócio e estreite o relacionamento com eles.
Vender
Enfim, esse provavelmente é o objetivo mais comum, porém não muito bem usado, pois apenas enviar e-mails de venda para os seus leads não é a melhor estratégia. Por tanto, aproveite os e-mails de venda com estratégia e paciência, encontre o tempo perfeito para enviar um e-mail marketing de venda direta.
Como criar uma sequência de e-mails para vendas?
Uma sequência de e-mails marketing é bem mais atraente que apenas um e-mail, pois assim, você pode envolver melhor o leitor e levá-lo para uma página de venda com mais facilidade.
Para isso, antes de você começar a escrever os seus e-mails, leve em consideração dois pontos: O meu lead está aquecido? Ou seja, eu venho me comunicando com ele ou ele está frio, nunca falei com ele. Isso vai ser muito importante para saber o que você irá escrever.
Outra informação importante a ser definida, são os objetivos de cada e-mail que você irá compor a sua sequência, dentre os objetivos que falamos no último tópico, você deverá escolher uma para cada e-mail, por exemplo, você pode começar com um e-mail de sensibilização, tocando na dor do seu lead, logo no próximo e-mail, aplicar técnicas de storytelling, envolvendo ele numa boa história, outra opção também, é usar da adulação e frases motivacionais para enviar um e-mail inspiracional, e também pode enviar um e-mail marketing mais técnico, com dicas relacionadas a funcionalidades do seu negócio ou produto. Isso tudo é para que nos últimos e-mails, de venda direta, você tenha menos objeções por parte do seu lead.
Por fim, é muito importante, você usar de toda a sua persuasão em todos os e-mails, porque assim você mantém sempre a atenção do lead e poderá direciona-lo para a conversão com mais facilidade. Manter a consistência também é fundamental, ou seja, envie um e-mail sempre no mesmo dia da semana, ou avise a sua frequência de e-mails, deixe o seu lead informado, dessa forma, você conseguirá ter um relacionamento mais próximo e a chance dele finalizar uma venda será muito maior.
Após essa leitura, quero que você me responda aqui nos comentários, você está usando o seu e-mail marketing da forma correta?