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Entenda tudo sobre Funil de Vendas e saiba como aumentar o seu faturamento com ele

Capa 4 Entenda tudo sobre Funil de Vendas e saiba como aumentar o seu faturamento com ele - Entenda tudo sobre Funil de Vendas e saiba como aumentar o seu faturamento com ele

Toda empresa tem por objetivo principal vender e aumentar cada vez mais o seu lucro. Mas existem algumas estratégias que agilizam esse processo, e o funil de vendas é uma delas. Por isso, caso você esteja querendo entender mais sobre como melhorar a performance das suas vendas, leia o texto até o final!

O que é um funil de vendas?

O já famoso funil de vendas é o processo de acompanhamento do lead, desde o momento que ele descobre uma necessidade para resolver, até o momento da compra do seu serviço ou produto. Mas até essa última etapa, ele passa por muitos estágios, vamos conferir com mais detalhes mais à frente.

A importância do funil de vendas para o seu negócio

É preciso saber que ao planejar um funil de vendas, você não irá duplicar as suas vendas do dia para a noite. Pois, o funil de vendas é um modelo de gerenciamento para aqueles que desejam ter sucesso a longo prazo e deseja ter mais controle no seu processo de vendas.

O funil vai te ajudar muito a identificar em qual etapa está o cliente e como você pode oferecer algo para ele ir até a outra etapa. Com o funil de vendas, você também conseguirá coletar dados e ver qual estratégia está dando um retorno mais positivo e qual precisa ser mudada.

Contudo, um dos pontos mais importantes do funil de vendas, é tornar a venda um processo automatizado. Assim, facilitando alguns processos para o empreendedor, tornando outras partes do processo mais visíveis.

Etapas do funil

O funil de vendas clássico se divide em 3 etapas: Topo, meio e fundo. Sendo assim, em cada um deles você precisará usar estratégias diferentes e entregar conteúdos únicos. Veja a seguir.

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Topo de funil

Nessa primeira etapa os visitantes descobrem que possuem um problema a ser resolvido, até então desconhecido. Sendo assim, essa é a etapa da consciência, despertada após entrarem em contato com a sua empresa.

O seu papel, nessa fase, é educar o seu futuro cliente. Ofereça conteúdos ricos, como infográficos e ebooks que podem ser acessados após o preenchimento de um formulário. Ao fornecer dados, o visitante entrega alguns dados e ele se torna um lead, assim, avançando no funil de vendas.

Meio de funil

Quando esse lead está no meio do funil, eles estão em busca de resolver problemas, ainda que não saibam como fazer isso. Por isso, independente do que ele veja como a solução do seu problema, o importante é ajudá-lo. Dessa maneira, para que você não venda uma solução a qualquer custo, amadureça esse lead, deixando-o cada vez mais qualificado e pronto para dar mais um passo no seu funil.

Fundo de funil

Enfim, no fundo do funil os leads qualificados tornam-se pessoas praticamente prontas para serem abordadas pelo setor comercial. Agora que eles estão cientes do problema, eles buscarão a solução e é aí que acontece a venda.

Como o relacionamento entre você e o lead já está aquecido, nesse estágio, ele te verá como uma referência no assunto. Por isso, é importante estar sempre a disposição para ajudar, se tornando um parceiro. Quando o cliente faz uma venda, o funil de se fecha, mas, nada impede de você poder fidelizar essa pessoa, fazendo ele comprar novamente.

Jornada de compra

A jornada de compras é composta por 4 fases e tem o objetivo de representar os passos que o cliente percorre até a conversão. Vamos analisar detalhadamente cada uma dessas fases, porque é importantíssimo a compressão da jornada para o entendimento perfeito do funil.

Fase 1 – Aprendizado e descoberta

Em primeiro lugar, o comprador ainda não sabe que tem um problema ou uma oportunidade para ele. O objetivo nessa etapa é fazer com que ele tenha interesse em algum assunto, mostrando a oportunidade de adquirir algo que vá solucionar um problema seu.

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Fase 2 – Reconhecimento do problema

Aqui o comprador identificará que tem um problema ou oportunidade de negócio e começa a pesquisar mais sobre, sendo soluções ou outras possibilidades.

Fase 3 – Consideração da compra

Agora, o comprador já sabe algumas possíveis soluções para resolver o problema, dessa forma, ele começa a avaliar algumas soluções. Aqui é importante que você crie um senso de urgência. Ou seja, o lead vai identificar que existe uma solução para ele mas ele não terá pressa de resolver o tal problema.

Fase 4 – Decisão de compra

Por fim, a pessoa estará comparando as opções disponíveis e pesquisando sobre quais será a melhor para ela no momento. É essencial que você destaque os seus diferenciais, bem como, mate as objeções do cliente, porque assim você se distancia da concorrência.

Ferramentas para gestão do seu funil de vendas

Ao logo da estruturação de todo o funil de vendas, é normal que você comece a pensar em como fazer o controle do fluxo de leads, registrando cada atividade dele. É justamente nessa parte que entram as ferramentas de gestão de funil de vendas.

Essa tal ferramenta se chama CRM e ela ajuda a organizar e controlar o processo comercial, e uma das funções principais é o registro de interações com contatos e ajudando todo o seu time a concentrar as informações em um mesmo lugar.

É interessante a contratação de uma plataforma dessa porque permite que você crie etapas de vendas padronizadas e facilite a gestão das atividades de rotina.

A melhor maneira de você fazer a gestão do seu funil de vendas é fazendo um mapeamento prévio de todo o processo, sendo assim, entendo quais funções podem ser automatizadas. Definindo isso, você já pode escolher a melhor ferramenta dentro da sua realidade.

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O funil de vendas é realmente um processo encantador, não é mesmo? Um forte aliado para aumentar suas vendas e diminuir os seus processos. Por isso, acreditamos que com esse conteúdo, você consiga avaliar se já precisa de uma plataforma de CRM, mas com certeza você pode começar a planejar o seu funil de vendas.

Enfim, envie esse conteúdo para um amigo que precisa entender o que é um funil de vendas!

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