O que você sabe sobre palavras chaves? Hoje, nessa leitura, você vai entender como e porque usar ferramentas de palavra-chave. Além disso, vamos te mostrar dicas inéditas para ranquear os seus conteúdos na primeira página do Google.
A escolha das palavras-chave certas para o seu texto pode ser o detalhe que te ajude a dar mais destaque ao seu artigo e te colocar mais em evidência no Google. A importância de escolher o termo ideal que vai resumir a ideia principal do seu artigo é de extrema importância.
Mesmo assim, muitas pessoas deixam passar ótimas oportunidades, pois não escolhem as palavras-chave certas. Não é simples, mas usar umas das ferramentas para palavra-chave pode te fazer pular na frente da sua concorrência.
Como escolher as palavras-chave certas para o seu blog
Antes de mais nada, ao invés de focar em ferramentas de palavra-chave, faça uma lista com vários termos que representem o posicionamento do seu negócio no mercado. Uma lista com grupos de palavras-chave para você consultar sempre que precisar, vai te manter alinhado com a sua audiência.
Obviamente, estas palavras-chave precisam relacionadas não somente ao seu negócio, mas entre elas também. Um bom número seria em torno de 100 palavras-chave, mas não se preocupe, você não precisará criar páginas para todas elas imediatamente. Por isso, o ideal é ir criando conteúdo aos poucos.
5 dicas para construir uma boa lista de palavras-chave
Antes mesmo de pensar nas ferramentas de palavra-chave ou nas dicas que vão te ajudar muito, saiba que o Google é responsável por quase 95% das pesquisas na internet. Por isso, antes de publicar qualquer tipo de conteúdo, você deve ter em mente um foco, que é o que a sua audiência busca no Google.
Dessa forma, conheça as 5 dicas do próprio Google para que você consiga melhores resultados no ranqueamento de buscas.
- Pense sempre como o seu público. Ou seja, se coloque no lugar dele e imagine quais palavras as pessoas procurariam em sites de busca;
- Organize suas palavras chaves em grupos, divida-os por temas;
- Seja bastante específico: Evite utilizar termos genéricos. Por isso, mantenha seu foco em quem vai ler o seu texto, por exemplo, em vez de usar a palavra-chave ‘’vitamina’’, use a palavra-chave ‘’vitamina para bebês’’. Assim, você evita atrair públicos que estão relacionados a outros tipos de vitaminas e prioriza quem se interessaria no seu conteúdo;
- Use palavras negativas: Dessa forma, as palavras negativas vão garantir que seu conteúdo não apareça para pessoas indesejadas, fora do seu público-alvo. Essa dica é super válida para o Google Adwords, onde é possível escolher para quais palavras você não quer ranquear de forma alguma. Porém, ela pode ser adaptada para conteúdos também;
- Use algumas das ferramentas de palavra-chave. Existem várias, vamos te indicar as melhores mais à frente no texto.
Invista em palavras-chave de cauda longa
Para quem já fez uma pesquisa de volume de palavras-chave, com certeza já reparou que termos genéricos ou termos de uma única palavra, possuem números impressionantes de pesquisas, certo?
Mas, se você pensou em usar esses termos nos seus artigos e assim conseguir atrair muito trafego, saiba que essa não é uma boa estratégia. Pois, termos genéricos e palavras-chave únicas, representam apenas 30% do volume de buscas enquanto os outro 70% são buscas por palavras-chave de cauda longa.
As palavras-chave de cauda longa, são termos com menor proporção de buscas, porém, são mais específicas, já que são menores, e assim, são mais assertivas. Pois, quem digita no Google uma palavra-chave de cauda longa, como por exemplo, ‘’Como adestrar cachorro filhote’’, tem um interesse mais profundo do que simplesmente ‘’Adestramento de cachorro’’.
Vamos destacar 5 pontos importantes sobre palavras-chave de cauda longa.
- Foco em nicho de mercado específico;
- Buscas como essas, mais detalhas, geralmente são feitas por pessoas que estão mais próximas da compra;
- Uma palavra-chave de cauda longa possui outros termos que podem ser procurados outras vezes ao dia. Mesmo que de forma não proposital, esse termo pode aparecer em buscas mais genéricas;
- Muito mais fácil de ranquear na primeira pagina do Google. Em resumo, com termos mais amplos, você foge da concorrência de grandes empresas;
- Mesmo não trazendo muito tráfego, as palavras de cauda longa por conseguirem chegar em pouco tempo em primeiro lugar nos motores de busca, aumentam bastante a sua autoridade pelo Google.
7 ferramentas para buscar as melhores palavras-chave para o seu blog
Google Keyword Planner
Umas das ferramentas de palavra-chave mais conhecidas no mundo, tem grande destaque por se alimentar dos dados direto da fonte, o próprio Google.
Keyword Tool
Uma boa alternativa ao Keyword Planner, ele entrega dados completos e também oferece sugestões.
Ubersuggest
Umas das ferramentas de palavra-chave que vem ganhando destaque nos últimos tempos. Por isso, aqui você pode selecionar as palavras-chave que quer usar e depois baixar um arquivo com todas elas.
SEMRush
Umas das melhores ferramentas de palavra-chave com certeza, pois com ele você consegue dados estratégicos de concorrentes. Dessa forma, vale lembrar que ela é paga e tem diversos planos disponíveis.
Keyword Eye
Essa é umas das ferramentas mais diferentes dessa lista, pela sua abordagem para apresentar os dados. Sendo assim, é uma plataforma com uma ótima maneira de apresentar resultados para quem não está acostumado ao SEO.
Moz Keyword Explorer
Ela foi desenvolvida pela Moz que é uma das maiores empresas especializadas em SEO, vale a pena testa.
Ahrefs
O Ahrefs é umas das ferramentas de palavra-chave mais parecidas com o Google Keyword Planner, sua precisão em detalhes faz com que ela seja muito usada para link building.
O que você acha de começar a testar essas plataformas hoje? Basear um planejamento de ranqueamento no Google com as melhores ferramentas de palavras-chave será primordial para os eu sucesso.