O Instagram continua sendo umas das redes sociais mais acessadas do mundo, mas o que muita gente não imagina é que ele é uma ótima oportunidade de construir autoridade na internet. Se você quer saber mais sobre esse assunto, leia o texto até o final.
Dessa forma, se você tem ou pretender ter um negócio online, sabe que o conhecimento aprofundado em seu nicho é fundamental, para ter o sucesso esperado, é preciso conhecer profundamente as pessoas com quem você irá se relacionar e vender.
Portanto, é preciso ter autoridade. Mas o que seria autoridade no mundo online? A palavra autoridade vem do latim, Auctoritas, que significa direito legalmente estabelecido de se fazer obedecer. Dessa forma, se levarmos isso para uma rede social como o Instagram, o fato de você ter autoridade gera inúmeras vantagens.
Qual o objetivo de ter autoridade no Instagram?
O grande objetivo de ter autoridade no Instagram é poder influenciar uma grande quantidade de pessoas, porque isso é um dos pilares para ter sucesso em um negócio online. O ser humano é assim, você já teve muito respeito por certas autoridades, agora você precisa construir uma imagem forte para transmitir o mesmo sentimento ao seu público-alvo. Porém, é muito importante que você demonstre sua autoridade e não apenas alegue que a tenha.
Ter autoridade vai fazer com que você transforme os olhos dos seus clientes, eles sentirão vontade de ouvir você e estar perto de você. Uma pessoa ou um negócio que tem uma autoridade online estabelecida, consegue alcançar outros níveis de influência, principalmente em uma plataforma tão popular como o Instagram.
Como fortalecer o seu perfil no Instagram com a técnica dos 3 C’s
Antes de ter uma autoridade reconhecida no Instagram, você precisa construir um perfil vencedor, e a técnica dos 3 C’s se encaixa perfeitamente no objetivo da autoridade na internet. Ela funciona basicamente como um passo a passo para o seu perfil ser reconhecido não apenas como autoridade, mas como uma referência.
Aposto que você já se pegou olhando uma conta bem engajada no Instagram e viu todo aquele número de seguidores e interação dos usuários, e ficou pensando como é possível fazer isso. Mas saiba que é completamente possível alcançar grandes públicos e ter uma imagem de referência para eles.
A técnica dos 3 C’s já é conhecida para algumas pessoas, mas a grande maioria ainda não aplica, ou seja, se você começar a usá-la hoje, com certeza você vai sair na frente da sua concorrência.
Conteúdo
Primeiramente, saiba que o conteúdo na internet e principalmente nas redes sociais, é super importante, não basta você apenas postar qualquer tipo de foto no Instagram se o seu conteúdo não faz sentido para o seu público-alvo. Você deve conhecer profundamente a sua persona para oferecer a ela algo que ela esteja procurando. Ou seja, para você ter um direcionamento melhor de qual tipo de conteúdo publicar, separamos 5 principais para você ter a possibilidade de oferecer o melhor para o seu prospecto.
- Conteúdo técnico
Esse tipo de conteúdo gera bastante credibilidade para a sua marca, quando você posta conteúdos técnicos, logo, você é visto como especialista pelo visitante do seu perfil.
- Conteúdo inspiracional
Conteúdos inspiracionais engajam bastante, pois a parte racional do cérebro sempre precisa de doses de motivação, por isso, ele é sempre bem recebido por usuários do Instagram.
- Conteúdo com case
Todo case de sucesso que você compartilha no Instagram gera mais autoridade para você, como se você atribuísse aquela credibilidade para o seu perfil.
- Conteúdo cotidiano
Nesse tipo de conteúdo, o intuito é compartilhar coisas do dia a dia e assim se aproximando das pessoas que te seguem.
- Conteúdo com referência
O conteúdo com referência funciona como uma troca de autoridade, quando você compartilha fotos ou vídeos de pessoas que te inspiram no Instagram, você atribui a sua autoridade a elas e acaba pegando um pouco de volta para si também.
Consistência
Geralmente, esse é um dos pontos que precisam melhorar em perfis que buscam ganhar autoridade no Instagram. Mas não tem segredo, o negócio é postar todos os dias, estar realmente presente na vida dos seus seguidores.
Mas lembre-se de postar muito sem deixar de estar sempre conectado com a sua persona. Não adianta encher linguiça, pois assim, o efeito será contrario e você perderá autoridade.
Congruência
É fundamental que tudo que você postar no Instagram seja realmente o que você acredita e domina, sem isso não dá para crescer. Portanto, sem uma vida alinhada com seu discurso, você não consegue transmitir verdade, e sem verdade não existe autoridade.
Lembre-se que, quanto mais você cresce no Instagram, mais as pessoas buscam informações sobre você, por isso, a importância de ser autêntico sempre.
6 Dicas para construir sua autoridade no Instagram
Agora você vai ter 6 passos para seguir, e começar a construir a sua autoridade em toda a sua estratégia de Marketing Digital.
- Diferença competitiva
Esse conceito é antigo, bem antes da internet. Basicamente, é o diferencial que faz a sua história ser lembrada pelo público, ou seja, você pode se diferenciar de várias maneiras, como ter um perfil que transpareça autoridade.
- Não venda, ensine.
Muita gente pensa que a maior obstáculo no Marketing Digital é a falta de trafego, mas na verdade é a falta de confiança. Com isso, as pessoas se importam mais em levar mais gente para as suas redes sociais do que atraí-lo através de conteúdos relevantes.
- Tenha um conteúdo principal
Esse conteúdo principal será a base das suas publicações, você precisa reunir as principais palavras chaves e trabalhar com elas. Além de pensar em abordagens diferentes sobre o mesmo assunto.
- Use títulos criativos
Não adianta construir autoridade sem atrair pessoas para o seu Instagram, uma das formas mais fáceis de fazer isso é usar a criatividade e persuasão através de títulos chamativos.
- Faça amigos e influencie pessoas
Influencias pessoas é importante no Instagram e você pode fazer isso de maneira natural, ter amigos é mais importante ainda porque eles serão o seu maior divulgador. Por isso, se preocupe com o que as pessoas falam sobre você.
- Não subestime a lista de e-mails
Se você já tem uma lista de e-mails, não perca a oportunidade de se relacionar com ela. Trabalhe essas pessoas para atraí-las para o seu Instagram e as suas outras redes sociais.
A construção de uma autoridade nas redes sociais não é algo rápido, mas encarando esse desafio como uma missão diária, você consegue transformar a sua imagem em pouco tempo, garantimos que vale a pena o esforço. E aí, aceita o desafio?