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Salesforce CRM: será que esse é o sistema certo para o seu negócio?

Salesforce CRM: será que esse é o sistema certo para o seu negócio?

Um sistema CRM consistem em um sistema de gerenciamento de relacionamento com os clientes. 

Sendo programas que possuem diversos recursos a fim de otimizar todos os processos para garantir o aumento das vendas (Marketing, por exemplo).

Dentre os quais podemos destacar o armazenamento de dados dos clientes, como: nome, telefone, e-mails, além das interações dele com a empresa.

Nos sistemas CRM, o Salesforce CRM destaca-se como sendo um dos mais completos no segmento.

É justamente sobre ele, que falaremos no texto de hoje, ajudando as empresas a entenderem se ele é o sistema certo para o negócio.

Vamos ao texto! 

Qual é o sistema Salesforce CRM?

O Salesforce CRM é considerado como padrão da indústria de sistemas de gestão de relacionamento com os clientes, ocupando praticamente um quinto de todo mercado. 

Dessa forma, o Salesforce CRM é um dos principais nomes que pensamos quando o assunto é solução para gerenciamento de relacionamento com os clientes.

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Por conta de seus inúmeros recursos, opções e integrações, o Salesforce CRM é perfeito para pequenas e grandes empresas que possuem diferentes necessidades em seu processo de crescimento.

Além de tudo isso, o Salesforce CRM garante aos seus usuários um ambiente bonito, poderoso, personalizável e extremamente rápido.

As principais funcionalidades do Salesforce CRM

Entre os recursos mais importantes do Salesforce CRM, temos a previsão de vendas, relatórios, colaborações e o gerenciamento. Segundo a empresa desenvolvedora do Salesforce, a aplicação desse sistema CRM, traz a possibilidade de aumento da receita em até 30%.

Afirmando também que com a implantação de seu software, não irá aumentar “apenas” a receita. Aumentando também a precisão nas previsões, a produtividade das vendas e a taxa dos ganhos. 

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Dessa forma, o Salesforce CRM poderá fazer o rastreamento de atividades de vendas, com clientes futuros e passados. Fornecendo insights para que a empresa possa atuar com potenciais clientes.

Já em empresas focadas nos clientes, o sistema CRM fornece informações relevantes, totalmente baseadas em decisões dos consumidores. 

Tendo em vista que informações oriundas de redes sociais, leads, e-mails, entre outros, ajudam na compreensão das reais necessidades e dores dos clientes. 

Dessa forma, um Salesforce CRM poderá ser utilizado por grandes e pequenas empresas. Trazendo grande potencial de aumento para potenciais vendas.

Vantagens do Salesforce CRM

Veja abaixo as principais vantagens do Salesforce CRM. Vamos a elas!

1. Melhor capacidade de organização das informações

Quanto mais informações a empresas tiver sobre seus consumidores, melhor será a capacidade de fornecer a melhor experiência possível para seus clientes. Dessa forma, tudo que clientes fazem, além de toda interação deles com as empresas, precisa ser, primeiramente, identificado, registrado e documentado.

E é aqui que entra o Salesforce CRM! Oferecendo a possibilidade da empresa organizar da melhor forma possível, todas as informações relevantes acerca de seus clientes.

Além disso, todas essas informações estarão disponíveis na nuvem. O que vai garantir uma maximização no tempo necessário para que a empresa tenha as informações disponíveis. 

2. Comunicação totalmente aprimorada

O Salesforce CRM possibilita que os colaboradores tenham à disposição os dados dos clientes. 

Levando em conta que mesmo que os clientes possuam um ponto único  de contato, existe uma grande chance que esse canal não esteja disponível, em um momento chave e que o cliente busque uma nova empresa.

O que na maioria dos casos, traria uma decepção aparente de ter que iniciar todo o processo do zero, para buscar informações que tragam o cliente de volta a ser um consumidor.

Porém, como um sistema CRM, essa preocupação será eliminada, trazendo informações detalhadas sobre os clientes para quem precisar delas.

Desse modo, não vai importar com qual empresa esteja o cliente, pois as informações trabalhadas serão as mesmas. 

E, ainda mais que o Salesforce CRM é totalmente baseado em nuvem, tornando o acesso muito mais amplo, indo muito além do escritório. Deixando a informação disponível em qualquer local com acesso à internet.

3. Melhora o atendimento aos clientes

O tempo é um dos bens mais valiosos para empresas e clientes. Quando falamos do tempo dos clientes, é preciso ser cada vez mais rápido e preciso. Tendo em vista que a demora irá deixá-los insatisfeitos, além de fazer com que a empresa demande tempo em excesso para resolver determinado problema.

Já com o Salesforce CRM, logo que o cliente contatar a empresa, os responsáveis pelo contato já terão acesso a todas as informações sobre o cliente, que certamente, ajudarão a ter um contato mais rápido e focado na solução do problema. Sem ter que demandar tempo da empresa e do cliente, com informações básicas

Dessa forma, em muitos casos, com as informações dispostas o problema poderá ser solucionado em poucos minutos. Tudo isso graças a um sistema com informações importantes em seu banco de dados. Facilitando e gerando ganho de tempo para ambos os envolvidos. 

4. Automação das tarefas

O processo de venda é um desafio, porque junto com detalhes comuns de venda, existem detalhes menores que precisam estar de acordo, para que a venda aconteça corretamente.

Dessa forma, terão que ser preenchidos formulários, relatórios deverão ser enviados, questões legais devem ser levadas em conta, entre outras tarefas que são simples, mas que demandam tempo. 

Assim sendo, as empresas perdem muito tempo com coisas periféricas para garantir uma venda. Porém, com o Salesforce CRM, todos os processos acima (além de muitos outros) serão feitos de forma totalmente automatizada. 

Dessa forma, os colaboradores poderão focar muito mais os seus esforços para garantir o melhor atendimento. e para, de fato, garantir a venda, do que ter que se preocupar com dezenas de outras informações.

5. Eficiência para diversas equipes da empresa

O Salesforce CRM traz a possibilidade de que diferentes equipes da empresa acessem as mesmas informações a respeito de determinados clientes. 

Dessa forma, as equipes de Marketing, Atendimento e Vendas, por exemplo, vão compartilhar as mesmas informações. Além de que eles irão enriquecer ainda mais informações que serão muito úteis para diferentes setores alcançarem seus objetivos.

Além disso, será possível marcar equipes para que sejam obtidas as informações relevantes sobre os clientes. Garantindo essa união dos setores em prol do resultado final.

6. Escalabilidade para empresas

O Salesforce CRM traz a possibilidade de escalar todas as informações em uma única plataforma, trazendo mais personalização, atualizações, além de segurança. Isso é devido à integração do Salesforce CRM com o App Exchange, um dos mais importantes no mercado de aplicativos. 

Pontos negativos do CRM da Salesforce CRM?

Agora que já vimos as principais vantagens do Salesforce CRM, vamos apresentar alguns aspectos negativos a respeito desse famoso sistema.

1. O Salesforce pode ser caro (além de ter custos que ficam implícitos)

A questão de caro e barato é bastante relativa, tendo em mente, o que caro para um pode não ser para outro. Porém, dentro do sistema CRM, podemos dizer que ele está em uma faixa de preço um pouco mais elevada que a concorrência.

Dessa forma, muitas empresas acabam não renovando seus contratos com o Salesforce CRM. E outra reclamação ligada a ele, são taxas adicionais que acabam vindo “junto”, que não ficam muito claras na hora da implantação.

Por exemplo: são cobradas taxas para ativação do ambiente de funcionalidades no sistema e caso a empresa necessite de integração adicional com APIs. 

2. Precisa de diversos complementos

A aplicação de interfaces personalizadas de usuários é algo que toda empresa pode precisar. Nesse caso, será necessário o envolvimento dos desenvolvedores do Salesforce, o que será bastante caro para a empresa.

Desse modo, mesmo sendo um sistema poderoso, ele vai precisar de muitos complementos. Por exemplo: para a criação de uma solução completa, ele vai precisar de diversos completos, dependendo muito de gerenciadores vindos de fornecedores do App Exchange.

Considerações finais

No texto de hoje, apresentamos o Salesforce CRM, mas será que ele é o sistema certo para o seu negócio? 

Baseando-se nos prós e contras, podemos concluir que ele tem muito mais benefícios. Funcionando como um sistema completo de gerenciamento de informações sobre os clientes.

A sua automação é incrível, não sendo por menos que a cada 10 sistemas CRM, 2 ao menos, são do Salesforce. Sendo o líder no seu segmento.

Agora, isso não quer dizer que seja o sistema certo para seu negócio. Pois, como vimos ele pode ser caro e depender de certo aporte financeiro para funcionar perfeitamente.

Dessa forma, ele tende a funcionar melhor para empresas de média a grande porte, que possuem um poder de investimento maior. Porém, isso não exclui o Salesforce CRM de pequenas empresas.

Entretanto, cabe à empresa verificar se todos os benefícios que ele vai gerar, estão de acordo com seu preço mais elevado. Se estiver no orçamento, certamente, ele será um excelente sistema a ser implantado. 

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