Os softwares de gestão de projetos são utilizados por empresas de todos os portes e segmentos de atuação, no intuito de viabilizar seus planejamentos, a programação de operações, a alocação dos recursos, dentre outras funcionalidades.
As soluções permitem que os gestores e suas equipes gerenciem seus orçamentos com maior precisão. Ademais, facilitam a gestão apropriada de todas as atividades, tarefas e documentações trocadas durante um projeto.
Bons softwares de gestão de projetos funcionam, portanto, como plataformas facilitadores da colaboração entre os envolvidos em um determinado projeto.
Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, 6 excelentes softwares de gestão de projetos, a fim de ajudar você a selecionar a melhor ferramenta para atender às demandas do seu negócio. Boa leitura!
Conheça os 6 softwares de gestão de projetos que selecionamos
1. Wrike
Este é um software de gestão de projetos mais voltado à colaboração e baseado na nuvem. O Wrike ajuda os gestores a acompanharem as operações diárias e assegura que os projetos sejam finalizados dentro do cronograma, segundo os custos predeterminados.
Na configuração de tarefas, o programa pode ser integrado, com relativa simplicidade, a outras ferramentas corporativas, tais como o Dropbox, o Microsoft Excel, o Google Apps, entre outras.
O app do Wrike oferece, também, a alternativa de converter e-mails em tarefas. Desse modo, os usuários podem editar, atribuir ou criar documentos a partir de suas próprias contas de e-mail.
A comunicação entre os integrantes da equipe, em um determinado projeto, é facilitada por meio de simples menções com @. O Wrike conta com as versões paga e gratuita, atendendo o porte e o mercado de atuação da sua empresa.
2. Asana
Com o objetivo de manter a organização do trabalho, o software de gestão de projetos Asana disponibiliza painéis, conversas, projetos e tarefas. A possibilidade de incluir campos de clientes, rastreando somente o que é relevante para o seu negócio, é um dos recursos mais apreciados da ferramenta.
A solução oferece, também, o Team Pages (ou “páginas do time”, em tradução livre), recurso através do qual diálogos e ideias podem ser compartilhados a fim de que todos visualizem. Outra opção é a “caixa inteligente”, onde os membros da sua equipe podem receber, exclusivamente, as atualizações mais relevantes do projeto em curso.
Dessa maneira, em vez da tradicional classificação de mensagens a partir das datas de registro, este software categoriza segundo a importância das informações. O Asana pode ser integrado a uma ampla gama de sistemas, tais como MailChimp, GitHub, Dropbox, Google Drive, entre outros.
Vale destacar outro diferencial: a visualização do recurso “linha do tempo”. Assim, a solução permite gerir o trabalho de modo mais eficaz.
Enfim, você controla com maior simplicidade as tarefas pendentes, não programadas e sobrepostas, elaborando planejamentos para orientar os seus colaboradores e indicando – com precisão – quais ações devem ser desempenhadas por cada um.
O Asana é gratuito para pequenas e médias empresas, possuindo versões pagas que se destinam às organizações de maior porte.
3. GanttPro
A solução oferecida pela GanttPro se baseia nos gráficos de Gantt (comumente utilizados para ilustrar os avanços das distintas fases de um projeto).
A ferramenta permite o planejamento e o gerenciamento online dos seus projetos, visualizando processos, criando e atribuindo tarefas aos integrantes da equipe, definindo prazos e acompanhando, de perto, a atividade de tarefas concluídas em comparação aos cronogramas definidos.
Isto é, você poderá compartilhar os gráficos que criar tanto com os clientes quanto com a sua equipe, atribuindo aos usuários dedicados a permissão de editar e/ou visualizar.
O GanttPro conta com uma série de recursos essenciais, sendo que alguns podem ser compatibilizados com métodos Agile (conjunto de técnicas que visam melhorias permanentes na qualidade dos projetos, de modo rápido e flexível).
Por exemplo, você poderá:
- Monitorar os progressos, sabendo o estágio atual da implementação do projeto;
- Analisar os caminhos críticos, a fim de acelerar as entregas;
- Distribuir as tarefas entre os colaboradores que participam do projeto;
- Agendar tarefas baseadas nas suas prioridades.
Por ser um software livre (isto é, os usuários podem adaptar funções segundo as suas necessidades), a solução serve, essencialmente, para gerir cronogramas de projetos a partir dos gráficos de Gantt, prevendo as atividades de cada projeto, incluindo a dependência entre atividades e os intervalos de tempo.
Embora não fique disponível na nuvem, o GanttPro é compatível com os sistemas operacionais mais utilizados: Windows, iOS e Linux. Além disso, a solução permite converter os resultados nos formatos HTML e PDF.
4. Microsoft Project
Este é um dos softwares de gestão de projetos mais antigos do mercado. De fato, o lançamento de sua primeira versão data de 1985.
A interface do sistema da Microsoft é bastante similar à do Excel. Dessa forma, ele tende a ser rapidamente assimilado pelos profissionais acostumados a trabalhar com as planilhas.
A solução utiliza, também, os gráficos de Gantt para a organização de cronogramas dos projetos, permitindo a atribuição de tarefas a todos os colaboradores envolvidos.
Atualmente, a partir de
por usuário/mês, é possível começar a aproveitar os recursos da ferramenta.5. Artia
Visando dinamizar o gerenciamento de projetos, tornando-os mais colaborativos, facilitando as atividades da equipe e, sobretudo, elevando os níveis de produtividade, uma das melhores opções do mercado pode ser encontrada no Artia.
Efetivamente, há vários recursos disponíveis, destacando-se:
- Indicadores de projetos;
- Apontamento de horas;
- Kanban (forma específica e muito útil para sinalizar fluxos produtivos) de tarefas;
- Cronogramas de projetos.
O software, além disso, conta com um importante diferencial integrado: a técnica Pomodoro, que se encontra disponível em sua plataforma. Essa metodologia de gerenciamento do tempo permite a divisão das tarefas em ciclos de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos. Comprovadamente, é capaz de alavancar a produtividade das equipes profissionais.
No site oficial do Artia você encontrará 4 opções de planos: desde uma versão gratuita (com quantidade limitada de armazenamento e de participantes), até versões pagas desenvolvidas para o atendimento às mais distintas demandas empresariais. Nesse sentido, vale a pena conferir a versão trial, isto é, para testar a plataforma por 10 dias.
6. Operand
O Operand foi especialmente desenvolvido para atender às necessidades de equipes criativas, possuindo todas as funcionalidades necessárias para uma boa gestão de projetos, equipes e tarefas, principalmente em departamentos de marketing, agências que atuam com marketing digital e agências de publicidade.
Dentre os recursos, podemos destacar:
- Timesheet;
- Criação de tarefas e subtarefas;
- Relatórios completos e bastante variados.
Atualmente, o Operand permite testar a ferramenta gratuitamente por 7 dias. Depois, o usuário pode optar por um dos planos disponíveis, partindo de R$ 43 por usuário/mês.