Entenda Definitivamente Tudo Sobre Realidade Aumentada Nesse Texto
A realidade aumentada é uma das tecnologias que mais chama atenção atualmente, ela revolucionou diversos setores, conseguindo trazer diversas vantagens a todo mundo. Esse texto vai te ajudar a entender melhor o que é a realidade aumentada, como ela pode ser usada e a diferença para a realidade virtual. Leia até o final!
O que é realidade aumentada?
A realidade aumentada vem sendo usada cada vez mais, com o avanço tecnológico, muitas empresas, de ramos diferentes vem usando dela para melhorar seus serviços. A realidade aumentada diz respeito a um ambiente de imersão criado através de computadores, no qual o usuário poderá executar determinadas tarefas.
Duas formas comuns que já vimos do uso da realidade aumentada é no jogo The Sims, onde a realidade aumentada designa a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. Outro exemplo são as etiquetas de QR code em pontos turísticos, onde você pode ler informações através de celular. Dessa maneira, você tem acesso a informações sobre o local que são lidas apenas pelo dispositivo móvel.
Como ela funciona?
Você deve estar se perguntando como ela funciona, mas não é nada complicado. Porém, é bem simples, a realidade aumentada funciona através de um software, um marcador no mundo físico e do GPS.
No exemplo do ponto turístico, a etiqueta QR code corresponde ao marcador no mundo físico, o app leitor da etiqueta corresponde ao software que vai fornecer informações ao usuário e o GPS, que será o olho do software, pois será ele que vai indicar o local do usuário no mundo físico.
Exemplos de aplicação da realidade aumentada
Atualmente, quem mais nos oferece contato com a realidade aumentada, são as empresas varejistas. A IKEA, por exemplo, uma loja de moveis e decoração presente em vários países, lançou em 2013 um app para os seus clientes visualizarem seu catalogo de produtos, sem sair de casa, tudo pela câmera do smartphone. Dessa forma, a pessoa que está pensando em fazer uma compra na IKEA, já pode ter uma noção do tamanho e do design dentro da própria casa, realmente um ótimo uso por parte da IKEA.
Outro excelente exemplo do uso de realidade aumentada, é o espelho de maquiagem da Shiseido, uma marca de cosméticos. O espelho, na verdade é um monitor com realidade aumentada, ele ficava exposto em pontos de vendas para que possíveis clientes usassem nele a aplicação de produtos da Shiseido. Isso ajudava bastante as clientes a encontrarem os produtos perfeitos sem precisar usar eles de fato.
É bem comum lojas de roupas e calcados oferecerem essa solução em suas lojas, principalmente em shoppings, o usuário pode ter informações sobre o produto pelo próprio celular. A ideia nesses últimos exemplos é exibir as peças no corpo do cliente, entregando uma experiência ideal para ajudar na compra.
Outras áreas que tem boa aplicação da realidade aumentada é na comunicação, arte e educação. Por isso, você já consegue ver alguns jornais, revistas e anúncios com a tecnologia QR Code, exibindo imagens e vídeos na tela do smartphone.
Na Alemanha, a realidade aumentada faz muito sucesso no setor de turismo, os turistas podem contar com um sistema que possibilita a visualização e a história do Muro de Berlim. Portanto, o app mostra vídeos e cenas marcantes da sua construção, incluindo sua derrubada, em 1989, isso tudo projetado sobre a paisagem atual.
Uso da realidade aumentada no Brasil
No Brasil, já é bastante comum o uso dessa tecnologia por meio de óculos com a visualização de vídeos animados e interativos, em laboratórios de exames. Isso ajuda bastante a vida de enfermeiros e médicos no momento de exames de sangue, por exemplo, isso distrai a criança e faz com que ela não preste atenção ao exame.
A marca de tintas Carol, possui um aplicativo que soluciona a dúvida de muitas pessoas, a renovação da cor da tinta de casa. A empresa poderia fazer como as suas concorrentes, continuar trabalhando com catálogos físicos, o que limita a imaginação do cliente. Mas, a Carol inovou e criou um aplicativo que testa diferentes cores de tintas sobre as paredes através da câmera do celular, isso tudo de forma gratuita.
É bastante normal observar em campanhas de marketing a realidade aumentada, sendo sempre usada como solução para eventuais problemas do consumidor, e não necessariamente como uma forma de propaganda.
Diferença entre realidade aumentada e realidade virtual
É bem comum as pessoas confundirem a realidade aumentada com a realidade virtual, muitos pensam ser a mesma coisa. Porém, elas possuem características diferentes, mesmo ambas precisando de um intermediário para serem usadas, podendo ser um aplicativo ou acessório.
Realidade virtual
A realidade virtual, te leva para lugares diferentes, substituindo o mundo real por um conteúdo 100% virtual. Dessa forma, a tecnologia permite que você entre em jogos, cenários e até pontos turísticos.
Toda a conexão é feita através de um óculos especial, assim, o usuário vê apenas o que se passa nos óculos, se sentindo realmente dentro daquele ambiente. Sendo assim, os aparelhos de realidade virtual são controlados com movimentos da cabeça e mãos, possibilitando até que a pessoa ande no cenário virtual.
Semelhantemente, a tecnologia já é usada em games, brinquedos, simulações e até em ambientes de trabalho, como no ramo da construção civil e Turismo.
Realidade aumentada
No caso da realidade aumentada, ela adiciona conteúdo, projetando informações, como textos, gráficos e imagens. Certamente, o melhor exemplo foi o famoso jogo Pokemon GO, que exibia os personagens em ambientes de verdade.
Outro uso bastante comum são os filtros do Instagram, que incluem animações e acessório sobrepostos capturados pela câmera do smartphone. Da mesma forma, a realidade aumentada também vem sendo usada na educação, mostrando em algumas aulas, nomes e dicas sobre mapas ou em aulas de anatomia humana.
Por fim, seja realidade virtual ou aumentada, fique certo que essas tecnologias vieram para ficar, e ainda vão ajudar muito na experiência de compra e de educação de todo mundo. Por isso, é bastante provável que nos próximos anos seja ainda mais comum você fazer o uso dela, por isso, fique atento as novidades do mercado no nosso blog!