O Que é Realidade Aumentada E Quais Os Benefícios Para O Futuro
Entender o que é realidade aumentada é fácil, pois seu uso está cada vez mais presente em nossas vidas. Hoje em dia já existem muitos aplicativos e programas que fazem o uso dela, provavelmente você já usou um desses apps. Mas, o futuro nos reserva uma era muito mais tecnológica, com um uso cada vez mais comum da realidade aumentada. Vamos falar um pouco sobre esse assunto nesse texto, se você ama tecnologia, não pode deixar de ler!
O que é realidade aumentada
Se você é uma daquelas pessoas interessadas em inovações e está sempre ligada em tecnologia, talvez não saiba o que é realidade aumentada, mas já deve ter ouvido falar. É bastante comum as pessoas associarem esse termo a uma interação digital ou talvez até uma movimentação em um ambiente virtual. Mas não é bem assim.
O exemplo que citamos antes, é a RA, se você também se confundiu, não se preocupe, pois, é normal. Entender o que é realidade aumentada, é entender novas características digitais no nosso ambiente.
Com a realidade aumentada, é possível de fato aumentar a realidade em que você está ou adicionar coisas virtuais a nossa realidade. Um bom exemplo para você entender é o super famoso jogo Pokemon GO, onde você consegue ver as criaturinhas no mundo real, usando a câmera do seu celular.
Ou seja, esse conceito serve como ponto de partida para outras inovações, e muitas delas misturam tantas tecnologias que fica até difícil de defini-las. De toda forma, podemos afirmar que a realidade aumentada vai mudar a vida de muita gente, seja no lazer, no trabalho ou na forma de ir às compras.
Uma breve história sobre a realidade aumentada
Desde muito tempo atrás, a realidade aumentada já era estudada, por volta de 1968, Ivan Sutherland desenvolveu uma espécie de apoio para duas lentes, olhando através delas uma imagem em 3D aparecia no espaço real a frente de seus olhos.
Porém, o termo realidade aumentada só surgiu em 1990, quando o pesquisador Tom Caudell apresentou uma solução para a Boeing, empresa de aviação. Ele batizou de Augmented Reality a exibição de informações virtuais juntas com a realidade.
Antes mesmo de muitas pessoas saberem o que é realidade aumentada, durante muito tempo, essa tecnologia foi utilizada em empresas para solucionar problemas específicos como no caso do Boeing.
Contudo, já nos anos de 1998, outras aplicações da realidade aumentada foram surgindo, a primeira transmissão de televisão utilizando realidade aumentada foi feita pela NFL. O objetivo era desenhar a linha 1st & Tem, uma linha amarela de marcação do futebol americano.
Logo, em anos mais próximos, em 2009, a revista Esquire fez uma proposta diferenciada para a leitura de revistas. Ela criou um aplicativo capaz de ler um código na revista com uma webcam.
Realidade aumentada nos dias atuais
Atualmente, com o avanço das pesquisas na área, existem inúmeras soluções para as empresas e para pessoas físicas com a RA. Um dos destaques é o Hololens, da Microsoft.
O Hololens é o primeiro computador holográfico autônomo que permite interação com um conteúdo digital através de hologramas no mundo em um ambiente real. Igualmente, a Microsoft tem parceria com diversas universidades e empresas para investir e desenvolver a realidade aumentada.
Uma dessas pesquisas em uma universidade em Londres, rendeu uma importante solução relacionada a saúde humana. Os pesquisadores estão desenvolvendo uma forma de projetar os órgãos do corpo humano em 3D para facilitar o aprendizado de estudantes de medicina. Outro exemplo para você entender perfeitamente como funciona a realidade aumentada é a Epic Games, ela vem investindo muito dinheiro nessa tecnologia. Dessa forma, desde o surgimento do Oculus Rift, já acreditavam que estas tecnologias se consolidariam em poucos anos, hoje é bastante comum ter a interação nos games de realidade aumentada e realidade virtual.
Porque investir em realidade aumentada
Saber o que é realidade aumentada é um ponto que você já sabe, mas investir nela, em sua empresa ou até para uso pessoal também é muito indicado, e para isso, existem muitos motivos.
O primeiro é que devido a ao crescente número de pessoas acessando a internet, facilita o uso da realidade aumentada. Por isso, segunda uma pesquisa feita pela IMS, 95% dos brasileiros que estão conectados à internet usam dispositivos moveis.
Outro motivo está na versatilidade da tecnologia para o uso no marketing digital, dessa forma, o consumidor pode saber o preço e realizar a compra de uma mercadoria sem precisar de auxílio de um vendedor. E também o seu preço, ela tem um custo acessível tanto as empresas tanto ao público final.
O futuro
Obviamente, todo mundo espera um futuro com muitas interações digitais, com certeza haverá muitos pros e contras em relação a isso.
Uma produtora fez um vídeo falando sobre o futuro, principalmente com o uso da realidade aumentada e virtual. O resultado nos questiona se esses meios digitais acrescentados ao nosso mundo vão ajudar ou atrapalhar mais a nossa vida.
À medida que novos ajustes são feitos, a tecnologia ganha uma maneira útil de ser usada em nossa vida, basta a gente escolher como isso pode ser feito. Em um futuro próximo, o nosso contato com a realidade aumentada estará ainda mais ligado ao uso dos smartphones.
Hoje já existem muitos aplicativos que utilizam ela, como apps do Google, a maioria deles através da câmera do celular. Todavia, existem outros apps ainda mais avançados, como o Star Chart, que funciona como um mapeador de estrelas, com ele você consegue identificar as constelações, basta apontar a câmera para o céu.
No futuro, os ambientes serão cada vez mais imersivos, com um uso mais intuitivo da tecnologia. Dessa maneira, a tendência é que nossos smartphones sejam cada vez mais completos e com muito mais recursos, tornando mais fácil o domínio da RA.
Você pode se considerar um privilegiado por estar vivendo em uma época com tantas mudanças na tecnologia. Ou seja, fique ciente que entender sobre realidade aumentada vai te ajudar a dominar essa tecnologia e fazer o uso dela como quiser.
Compartilhe esse conteúdo com um amigo fã de inovações!