SEU GUIA PARA CRIAR CAMPANHAS DE SUCESSO!

SEU GUIA PARA CRIAR CAMPANHAS DE SUCESSO!

Se você quer usar o email para gerar oportunidades de negócios, baixe este Ebook gratuitamente.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Entenda Definitivamente Tudo Sobre Realidade Aumentada Nesse Texto

Capa 19 Entenda Definitivamente Tudo Sobre Realidade Aumentada Nesse Texto - Entenda Definitivamente Tudo Sobre Realidade Aumentada Nesse Texto

A realidade aumentada é uma das tecnologias que mais chama atenção atualmente, ela revolucionou diversos setores, conseguindo trazer diversas vantagens a todo mundo. Esse texto vai te ajudar a entender melhor o que é a realidade aumentada, como ela pode ser usada e a diferença para a realidade virtual. Leia até o final!

O que é realidade aumentada?

A realidade aumentada vem sendo usada cada vez mais, com o avanço tecnológico, muitas empresas, de ramos diferentes vem usando dela para melhorar seus serviços. A realidade aumentada diz respeito a um ambiente de imersão criado através de computadores, no qual o usuário poderá executar determinadas tarefas.

Duas formas comuns que já vimos do uso da realidade aumentada é no jogo The Sims, onde a realidade aumentada designa a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. Outro exemplo são as etiquetas de QR code em pontos turísticos, onde você pode ler informações através de celular. Dessa maneira, você tem acesso a informações sobre o local que são lidas apenas pelo dispositivo móvel.

Como ela funciona?

Você deve estar se perguntando como ela funciona, mas não é nada complicado. Porém, é bem simples, a realidade aumentada funciona através de um software, um marcador no mundo físico e do GPS.

No exemplo do ponto turístico, a etiqueta QR code corresponde ao marcador no mundo físico, o app leitor da etiqueta corresponde ao software que vai fornecer informações ao usuário e o GPS, que será o olho do software, pois será ele que vai indicar o local do usuário no mundo físico.

Exemplos de aplicação da realidade aumentada

Atualmente, quem mais nos oferece contato com a realidade aumentada, são as empresas varejistas. A IKEA, por exemplo, uma loja de moveis e decoração presente em vários países, lançou em 2013 um app para os seus clientes visualizarem seu catalogo de produtos, sem sair de casa, tudo pela câmera do smartphone. Dessa forma, a pessoa que está pensando em fazer uma compra na IKEA, já pode ter uma noção do tamanho e do design dentro da própria casa, realmente um ótimo uso por parte da IKEA.

LER MAIS   SEO para Youtube – Como colocar um vídeo nas primeiras posições

Outro excelente exemplo do uso de realidade aumentada, é o espelho de maquiagem da Shiseido, uma marca de cosméticos. O espelho, na verdade é um monitor com realidade aumentada, ele ficava exposto em pontos de vendas para que possíveis clientes usassem nele a aplicação de produtos da Shiseido. Isso ajudava bastante as clientes a encontrarem os produtos perfeitos sem precisar usar eles de fato.

É bem comum lojas de roupas e calcados oferecerem essa solução em suas lojas, principalmente em shoppings, o usuário pode ter informações sobre o produto pelo próprio celular. A ideia nesses últimos exemplos é exibir as peças no corpo do cliente, entregando uma experiência ideal para ajudar na compra.

Outras áreas que tem boa aplicação da realidade aumentada é na comunicação, arte e educação. Por isso, você já consegue ver alguns jornais, revistas e anúncios com a tecnologia QR Code, exibindo imagens e vídeos na tela do smartphone.

Na Alemanha, a realidade aumentada faz muito sucesso no setor de turismo, os turistas podem contar com um sistema que possibilita a visualização e a história do Muro de Berlim. Portanto, o app mostra vídeos e cenas marcantes da sua construção, incluindo sua derrubada, em 1989, isso tudo projetado sobre a paisagem atual.

Uso da realidade aumentada no Brasil

No Brasil, já é bastante comum o uso dessa tecnologia por meio de óculos com a visualização de vídeos animados e interativos, em laboratórios de exames. Isso ajuda bastante a vida de enfermeiros e médicos no momento de exames de sangue, por exemplo, isso distrai a criança e faz com que ela não preste atenção ao exame.

A marca de tintas Carol, possui um aplicativo que soluciona a dúvida de muitas pessoas, a renovação da cor da tinta de casa. A empresa poderia fazer como as suas concorrentes, continuar trabalhando com catálogos físicos, o que limita a imaginação do cliente. Mas, a Carol inovou e criou um aplicativo que testa diferentes cores de tintas sobre as paredes através da câmera do celular, isso tudo de forma gratuita.

LER MAIS   Esses são os 10 segredos para se tornar um desenvolvedor WordPress de sucesso

É bastante normal observar em campanhas de marketing a realidade aumentada, sendo sempre usada como solução para eventuais problemas do consumidor, e não necessariamente como uma forma de propaganda.

Diferença entre realidade aumentada e realidade virtual

clouds 1845517 1920 1 - Entenda Definitivamente Tudo Sobre Realidade Aumentada Nesse Texto

É bem comum as pessoas confundirem a realidade aumentada com a realidade virtual, muitos pensam ser a mesma coisa. Porém, elas possuem características diferentes, mesmo ambas precisando de um intermediário para serem usadas, podendo ser um aplicativo ou acessório.

Realidade virtual

A realidade virtual, te leva para lugares diferentes, substituindo o mundo real por um conteúdo 100% virtual. Dessa forma, a tecnologia permite que você entre em jogos, cenários e até pontos turísticos.

Toda a conexão é feita através de um óculos especial, assim, o usuário vê apenas o que se passa nos óculos, se sentindo realmente dentro daquele ambiente. Sendo assim, os aparelhos de realidade virtual são controlados com movimentos da cabeça e mãos, possibilitando até que a pessoa ande no cenário virtual.

Semelhantemente, a tecnologia já é usada em games, brinquedos, simulações e até em ambientes de trabalho, como no ramo da construção civil e Turismo.

Realidade aumentada

No caso da realidade aumentada, ela adiciona conteúdo, projetando informações, como textos, gráficos e imagens. Certamente, o melhor exemplo foi o famoso jogo Pokemon GO, que exibia os personagens em ambientes de verdade.

Outro uso bastante comum são os filtros do Instagram, que incluem animações e acessório sobrepostos capturados pela câmera do smartphone. Da mesma forma, a realidade aumentada também vem sendo usada na educação, mostrando em algumas aulas, nomes e dicas sobre mapas ou em aulas de anatomia humana.

Por fim, seja realidade virtual ou aumentada, fique certo que essas tecnologias vieram para ficar, e ainda vão ajudar muito na experiência de compra e de educação de todo mundo. Por isso, é bastante provável que nos próximos anos seja ainda mais comum você fazer o uso dela, por isso, fique atento as novidades do mercado no nosso blog!

Translate »