Landing Page – Como conseguir muitos leads com apenas um clique
Hoje você vai aprender a construir uma ferramenta que vai te ajudar a captar mais clientes, você vai começar a entender e aprender a criar uma Landing Page. E no fim do texto vamos detalhar cada elemento dela para que você aumente o seu faturamento ainda nesse mês.
O que são Landing Pages?
As famosas Landing Pages, muito usadas hoje em dia, são conhecidas também como páginas de destino, sua principal função é a conversa do visitante. Assim, essas paginas geralmente tem poucos elementos e são focadas em um CTA principal (Call to action, em português chamada para ação), evitando que o leitor se distraia e não chegue no objetivo principal.
Para você entender melhor a função das Landing Pages, imagine que você tem um blog e ele recebe muitas visitas todos os meses, porém, para você conseguir vender um serviço, você precisa inserir essa pessoa no seu funil de venda, e ela só entrará no funil quando você tiver algum contato dela. Por isso, essas páginas são indispensáveis, pois elas são projetadas detalhadamente com a função do usuário efetuar a ação desejada.
As Landing Pages são fundamentais para uma estratégia de Marketing Digital
Apesar de serem excelente ferramenta de geração de leads, as Landing Pages têm papel fundamental na sua estratégia de Marketing Digital, confira abaixo porquê.
Facilitar o seu lead Scoring
Lead Scoring é uma forma de priorizar os leads que estão mais quentes, ou seja, mas conectados e próximos a venda. Isso acontece por meio de pontos dados para cada contato de acordo com as ações que ele realiza.
Dessa forma, se o seu visitante, tem uma conversão em um material de fundo de funil, provavelmente ele estará mais próximo de efetuar a compra, e por isso, deve ser visto como prioridade por sua equipe de vendas.
Assim você acaba otimizando o trabalha do setor comercial, aproveitando as melhores oportunidades e ainda construindo um bom histórico dos seus leads.
Segmentar os seus contatos
Dependendo da conversão do seu contato em um material ou da informação solicitada por você, é possível segmentar melhor os seus contatos. Se você atua com mais de um produto, você pode distinguir essas personas diferentes através da conversão na Landing Page.
Outra possibilidade que a Landing Page entrega é conseguir saber exatamente quem são as pessoas interagindo com a sua empresa, principalmente se você atende vários nichos diferentes.
O que não pode não pode faltar em uma Landing Page?
Agora que você conheceu a real importância de uma Landing Page e que todo negócio pode lucrar mais com ela, vamos mostrar os elementos principais de uma ótima Landing Page.
Oferta
Com certeza a oferta é a parte mais importante de uma Landing Page, afinal, as pessoas não entrarão em sua página e vão preencher os formulários automaticamente, você precisa atrair elas. Para que as pessoas se interessem pela sua Landing Page, você precisa entregar muito valor, ou seja, um conteúdo realmente interessante e exclusivo.
Por isso, você precisa pensar fora da caixa e se colocar no lugar do seu visitante, entender o que ele gostaria de ganhar a ponto de entregar o e-mail dele para você.
Título
É essencial que você passe para o leitor claramente a mensagem que você está transmitindo, primeiramente, para que a pessoa se sinta atraída e também para que ela não se sinta enganada e continue acreditando em você.
A melhor forma de fazer isso é através de um título muito chamativo que faz jus a sua oferta, que a sua persona leia e se sinta conectada na hora. Use de toda a sua persuasão e de todo o estudo da persona, títulos que não se conectam com quem os lê, não convertem.
Deixe claro também, o tipo de conteúdo que as pessoas vão receber ao preencherem esse formulário, se é uma consultoria, um ebook ou uma planilha, deixe bem claro para a persona. Pois é muito frustrante alguém preencher um formulário achando que vai encontrar um conteúdo de qualidade e encontrar algo abaixo da sua expectativa.
CTA
Já falamos antes das CTAs mas separamos um tópico para detalhar mais a fundo o poder delas. CTA são aqueles botões ou textos que convidam o leitor a executar uma ação, geralmente com frases bem convidativas, como: Receba o material, clique aqui, baixe agora o conteúdo, etc.
Sendo assim, pense que é extremamente importante que a sua CTA seja clara e objetiva, ajudando o visitante a entender qual ação ele está realizando e qual a recompensa ele receberá.
Descrição
A descrição é um elemento que não é usado por todos, dependendo da sua persona, não será necessário usá-la. Mas de qualquer forma, se você forma uma descrição, é essencial que ela passe uma mensagem de maneira sucinta sobre o objetivo da oferta e o valor que ela vai gerar para quem converter.
Conteúdos visuais
Assim como o título e a descrição, os conteúdos visuais são armas para chamar a atenção do seu futuro lead. É vital para uma Landing Page funcionar, que todos esses elementos estejam em harmonia a ponto de quem a vê compreenda de cara do que se trata.
Mais uma vez te convido a se colocar no lugar da persona, se você for convidado a acessar uma Landing Page e tiver um vídeo, que ao você clicar parece ser longo, mas a linguagem é fácil, ele é didático e com o visual bonito, pode ser que você se sinta atraído a preencher o formulário. Por isso, quando você conhece profundamente com quem está falando, fica mais fácil de entregar o conteúdo certo e da forma certa.
Formulário
Enfim chegamos a última parte e também a última etapa para o seu visitante. Os formulários representam o ‘’pagamento’’ de uma Landing Page, afinal, é o que você receberá em troca do envio de algum material para aquela pessoa.
Para que você tenha sucesso no final da sua estratégia, deixe claro todos os campos a serem preenchidos, facilite essa etapa para o visitante e não coloque muitas opções para a pessoa não pensar em desistir no meio do preenchimento. O ideal e mais simples a se fazer e solicitar o nome, e-mail, telefone e alguma pergunta sobre o cargo ou o motivo da busca pelo material.
Resumindo, agora que você sabe como funciona uma Landing Page, não deixe de começar a pensar na sua, mas antes não se esqueça de nossas dicas, entenda muito bem a sua persona e se atente a cada etapa da construção da mesma.