Entender o que é Blockchain está muito além de saber sobre criptomoedas, por isso, peço a sua total atenção nesse texto. Ele pode mudar totalmente a sua percepção sobre Blokchain.
O conceito de Blockchain surgiu em 2008, representando uma forma de validar uma transação ou registro. A princípio, ele foi desenvolvido para dar mais segurança as transações digitais, entender o que é Blockchain, é entender a inovação que está por trás da moeda digital.
Apesar de estar ligada às criptomoedas, como o Ethereum, Litecoin e Bitcoin, o seu uso já está se diversificando. Atualmente, existem projetos utilizando a tecnologia para outros fins, como a validação de documentos.
Como funciona o Blockchain?
Da mesma forma que a tecnologia por trás do Blockchain é complexa, o seu conceito é bem simples. Isso se justifica porque as informações são armazenadas em blocos de dados, cada bloco contém uma espécie de assinatura digital, que é chamada de hash. Assim, ela funciona basicamente como impressão biométrica, ela é a garantia criptográfica de que as informações desse bloco de dados não foram violadas.
Quando um novo bloco é criado, além de ter uma hash própria, é carregada a hash do bloco anterior. Por isso, o nome Blockchain, ou corrente de blocos, em português. Essa é uma maneira que, além de tornar as transações seguras, dificulta bastante um possível ataque de hackers. Por exemplo, para conseguir invadir o sistema de Blockchain, é preciso quebrar a criptografia de um bloco e do anterior, de forma sucessiva.
Dessa forma, os dados de todas as negociações são gravados na ledger. A ledger é comparada a um grande livro-razão, nela estão abertas para todos as informações do que ou quanto foi enviado para alguém. Ou seja, nada de nomes ou documentos, apenas o endereço com letras e números misturados.
Como o Blockchain pode ser usado?
Saber o que é Blockchain, é saber que a maneira mais comum de usá-la, é com criptomoedas. Porém, a tecnologia também pode ser usada em outras finalidades, como na validação de documentos.
Existem outras empresas que fazem o uso do Blockchain como outros serviços, fazendo a prova de autenticidade de páginas na internet. Isso acontece porque com o uso do Blockchain, é possível que um conteúdo publicado em um site, se copiado, pode ser provado em processos judiciais.
Até o sistema financeiro tradicional já estende o que é Blockchain e estuda formas de usá-lo. Pois, com o uso dessa tecnologia, os bancos poderiam melhorar sua segurança adicionando camadas de segurança, ou seja, as hashs, e assim diminuindo consideravelmente o número de fraudes. Além do sistema bancário, já existem projetos para usar o Blockchain para a validação de votos em eleições digitais. A tecnologia seria usada para ter uma eleição mais segura, evitando por exemplo, os votos duplicados.
As vantagens do Blockchain
Agora que você entendeu perfeitamente o que é Blockchain, é hora de saber as suas vantagens. O Blockchain tem um papel prático, assegurar a confiança entre as empresas, não é à toa que ele também é chamado de protocolo da confiança.
Além da confiança, outras vantagens claras do Blockchain são a responsabilidade, transparência e segurança. Todavia, existem 4 pontos que podemos destacar como as principais vantagens do Blockchain:
Ledger distribuído:
Como já falado anteriormente, o livro-razão, sistema de registro das transações e blocos, é compartilhado e todos podem ver.
Consenso:
As transações são todas verificadas pelos participantes da rede e não podem ser fraudadas.
Privacidade:
É perfeitamente possível garantir a visibilidade adequada a rede, pois, as transações são verificáveis. O termo ‘’adequado’’ é importante, porque no bitcoin, todas as informações são públicas, já no Blockchain, partes sensíveis do ledger podem ser ocultadas, sem que isso prejudique a verificação do bloco.
Contrato inteligente:
Inteligente porque é um documento que não pode ser alterado depois de escrito. Você consegue firmar contratos e autorizar transações de acordo com os termos estabelecidos.
Dessa forma, graças a toda essa tecnologia, saber o que é Blockchain e aproveitar suas vantagens, é uma oportunidade única. Por exemplo, ele tem um benefício de ser um sistema de pagamentos internacionais muito mais rápido que os sistemas comuns. Como o Blockchain elimina intermediários, as transações acontecem em tempo real, com um custo menor e sem perder em segurança. Pois, eles podem ser auditáveis e verificáveis, o risco de uma fraude é reduzido por meio de contratos inteligentes.
Como ganhar dinheiro com criptomoedas
Separamos 5 formas de você ganhar dinheiro com criptomoedas, para quem já entende bem o que é Blockchain, será fácil, basta colocar em prática.
Comprar & HODL
A maneira mais fácil de ganhar dinheiro com criptomoedas e comprando as melhores, que tenha um de uso fundamental, e mantê-las até obter uma participação de mercado justa. Portanto, as melhores opções para você são: Bitcoin, Litecoin, Monero e Ethereum.
Comprar e segurar criptomoedas para obter dividendos
Outra forma inteligente de ganhar dinheiro com criptomoedas, é comprando-as e mantendo-as que pagam dividendos. Existem diversas criptomoedas que pagam dividendos. Ou seja, há muitas criptomoedas grandes que lhe dão uma parte justa apenas por guardá-las. Algumas dessas criptomoedas são: NEO, KuCoin, COSS e CEFS.
Staking criptomoedas
Nessa forma de monetizar, você pode ganhar bastante dinheiro, pois você obtém o benefício duplo de valorização do preço por possuir boas criptomoedas, mais a recompensa adicional dos dividendos por estacar as moedas. Staking é segurar criptomoedas 24 x 7 em uma carteira ao vivo, contudo, ganhando novas moedas adicionais como recompensa para estacar e proteger a rede Blockchain. Algumas moedas notáveis desse tipo: Decred, NavCoin, Neblio e Komodo.
Day Trading com criptomoedas
Se você é uma pessoa boa com gráficos, essa forma de ganhar dinheiro com criptomoedas é para você. Dessa forma, funciona de forma simples, compre baixo e venda em alta, isso funciona muito bem para uma pessoa boa em ler de gráficos técnicos. Mas se atente, pois o mercado é volátil, variando de 25% a 50% em um dia, depende das suas escolhas.
Mineração de criptomoedas
A mineração de criptomoedas é outra excelente maneira de ganhar dinheiro para quem sabe o que é Blockchain. Porém, inicialmente você deverá fazer investimentos como a compra de equipamentos de mineração como GPU ou ASIC, além do hardware de suporte inicial.
Dessa forma, para conseguir minerar e ganhar criptomoedas, você deve ter eletricidade de baixo custo, junto com o know-how técnico de como cuidar do software e do hardware do material de mineração.
Saber o que é Blockchain, realmente tem uma importância bem grande para quem quer estar atualizado com o mercado financeiro. E se você pretende ganhar dinheiro com isso, sugerimos que você aprofunde a sua pesquisa em cada uma das formas que te mostrando nesse texto. E para quem tem amigos apaixonados por criptomoedas, marque ele aqui nesse texto.