Você sabe o que é realidade virtual, mas não deve saber que ela pode ser importantíssima para a educação. Esse texto vai te dar informações completas sobre isso, não deixe de ler hoje.
Como surgiu a realidade virtual?
A realidade virtual, como muitos pensam, não surgiu há pouco tempo com o boom da tecnologia, ela foi crescendo a cada ano. Sendo assim, começando por volta de 1929. Edward Link, nesse ano, inventou o Link Trainer, o primeiro simulador de voo comercial. Todavia, o dispositivo era eletromecânico e controlado por motores, com um leme que simulava turbulência. Inicialmente, ele não parecia ser tão moderno, mas com certeza foi um salto para o que é a realidade virtual hoje.
No ano de 1939, a realidade virtual já ganhava uma forma parecida com a que tem hoje, a Sawyer’s Inc criou uma linha de estereoscópios chamada View-Master. Ou seja, a tecnologia aproveitou a ascensão do filme colorido da Kodac. Nele, era possível que os usuários vissem pequenas fotografias tridimensionais por meio de rolos coloridos. Porém, nos anos 50, o especialista em multimídia Morton Heiling de desenvolveu a Sensorama, umas das primeiras máquinas com tecnologia multissensorial imersiva. Ela era uma cabine de teatro, parecida com um fliperama, que estimulava todos os sentidos e permitia imersão no filme. Além disso, a tecnologia incluía um display estereoscópio tridimensional, alto-falantes estéreo, geradores de fragrância e até uma cadeira vibrante.
Em 1961, Heiling abandonou o projeto do Sensorama e se dedicou ao The Telesphere Mask, a invenção foi o primeiro exemplo de um display montado na cabeça, como vemos hoje em dia. No mesmo ano, Comeau & Bryan, dois engenheiros da Philco, desenvolveram o primeiro precursor para HMD, como conhecemos hoje. Portanto, ele foi chamado de Headsight, incorporava uma tela de vídeo para cada olho e um sistema de rastreamento de movimento ligado a uma câmera de circuito fechado, resumindo, ele foi um grande passo para a evolução da realidade virtual.
A realidade virtual ainda iria evoluir muito
Logo, em 1978, o pesquisador Andrew Lippman, do MIT, idealizou um sistema inovador para a época, batizado de Aspen Movie Map. Nele passavam imagens sequenciais capturadas a partir de câmeras instaladas no topo de veículos, o sistema permitia o usuário fazer um tour virtual por algumas cidades dos Estados Unidos.
Porém, somente na década de 80 o termo realidade virtual surgiu, a expressão é atribuída a Jaron Lanier. Na época, a empresa de Lanier, a VPL Research, desenvolveu o EyePhone, um revolucionário óculos de VR. Porém, seu lançamento aconteceu em 1989, pelo valor de US$9.400,00, o dispositivo vinha com um headset e luvas hápticas para aumentar a imersão dos usuários na simulação computadorizada.
Chegando na década de 90, foram lançados muitos jogos com a presença dos óculos de realidade virtual. Os fãs de vídeo game começaram a usar óculos VR e com visualização 3D imersiva-estereoscópica, em tempo real. Em 1993, a Sega anunciou o headset Sega VR, para ser usado com o vídeo game Sega Genesis, o equipamento tinha um sensor de rastreamento, telas LCD e com estéreo. Porém, devido a dificuldades técnicas, o dispositivo permaneceu na fase protótipo. A Nintendo também investiu nos óculos de realidade virtual, desenvolvendo o Nintendo, por exemplo, Virtual Boy, a sua intenção era lançar o primeiro console portátil e exibir imagens em 3D, porém, ele foi um grande fracasso comercial.
Anos 2000: Velocidade na evolução
Já nos anos 2000, em 2010 para ser mais específico, a Microsoft lançou o Kinect, que são sensores de movimentos para os vídeo games Xbox. Em suma, o dispositivo cria uma versão digitalizada do usuário, controlando a interagindo com o console por meio de gestos e sons, sem precisar usar um joystick.
No ano seguinte a Apple lançou o iPhone Virtual Reality Viewer, um dispositivo que se acopla a um iPhone, criando experiências de visualizações tridimensionais e imersivas. Em 2012, o grande lançamento foi o Oculus Rift, a sua importância foi tão grande que ele foi adquirido pelo Facebook em 2014, logo após, o Facebook criou uma divisão própria para desenvolver o projeto.
Nos últimos anos, a cada ano que se passa, mais novidades sobre realidade virtual surgem de maneira mais rápida. Em 2013, a empresa Tactical Haptics entregou avanços importantes ao mercado de VR, com controles hápticos, sensíveis ao toque, revolucionando a relação homem-máquina.
Igualmente, no ano de 2014, o Google lançou o Google Cardboard, sua plataforma de realidade virtual para usar com smartphones. Feito de papelão, o dispositivo se encaixa perfeitamente no seu celular. Porém, no ano seguinte, o grande lançamento foi o Samsung Gear VR, compatível com todos os celulares Galaxy, em resumo, ele se encaixa com o smartphone e possibilita ao usuário uma incrível experiência tridimensional.
Todavia, em 2016 o Microsoft HoloLens foi lançado, é o primeiro computador holográfico autônomo, o dispositivo possibilita criar hologramas ao seu redor e interagir com eles, com certeza é um dos dispositivos mais avançados quando se fala em realidade virtual.
Como funciona a realidade virtual?
A realidade virtual é capaz de criar qualquer ambiente virtual a partir de um sistema computacional, induzindo efeitos visuais sonoros e até táteis. Atualmente, a base da realidade virtual são displays estereoscópicos como óculos e headset, tendo como seu principal uso, na maioria das vezes o entretenimento. Porém, o seu conceito abrange muito mais que efeitos visuais, veremos isso mais a frente.
Então, uma das bases da ilusão visual de uma outra realidade, é forjar a atual. Dessa forma, uma simples imagem plana, quando passada diante dos seus olhos não bastam, pois a mesma poderia ser encarada como algo falso, é justamente nessa hora que entra um dos trunfos da realidade virtual.
Mas, com o uso da estereoscópica, a ilusão de profundidade é criada, formando mais um elemento de imersão da realidade virtual. Para acontecer isso, duas imagens diferentes são criadas uma para cada olho. O efeito consiste na interpretação do cérebro de que as duas imagens na realidade são uma só.
A tecnologia que começou inicialmente com foto, hoje em dia é utilizada em filmes e ambientes tridimensionais gerados por computação. Algumas tecnologias atuais, como o Oculus Rift, permitem uma interpolação tão rápida entre as figuras que o efeito 3D é magnifico. Portanto, um dos maiores destaques dos últimos óculos de realidade virtual lançados, é a capacidade de interagir em sincronia com o movimento da cabeça do usuário. Diferente dos óculos como os de cinema, os óculos atuais entregam uma experiência mais completa, ela não fica estática em nenhum ponto, acompanhando sempre a sua movimentação.
Os óculos de realidade virtual
O uso dos óculos RV em games chegou em um nível muito avançado, com uma riqueza enorme de detalhes. Decerto, existem interfaces que permitem ao gamer entrar completamente em um jogo, o Virtualizer, da Cyberith, por exemplo, é uma estação onde o jogador pode literalmente se sentir dentro de um game, com todos os seus sentidos sendo usados.
Hoje em dia, muito provavelmente, a grande maioria das pessoas associam a realidade virtual apenas a jogos, entretenimento e coisas do tipo. Mas, a realidade virtual pode ser usada em diversos campos, pois as implicações para áreas de treinamento são inúmeras. Dessa forma, desde a década de 70 que os soldados norte-americanos já treinavam em um ambiente simulado, a maioria deles, completamente imersos em realidade virtual.
Sendo assim, outras áreas como o Turismo e a de Imóveis, andam investindo em realidade virtual para oferecer uma experiência mais real aos seus clientes. Recentemente, a marca de óleo Castro, apresentou um projeto de um ambiente tridimensional que é criado a partir de um capacete. Dessa maneira, o condutor do carro dirige em uma pista de testes sem ver a pista de verdade, se guiando apenas pela realidade virtual.
Ou seja, ela consegue criar um desafio diferente da realidade, alterando a pista e outros elementos com o piloto.
Tipos de óculos
Agora que você já conheceu bastante da tecnologia por trás da realidade virtual, você vai conhecer os melhores óculos da atualidade. Portanto, tem óculos para todos os gostos e para finalidades diferentes.
Reconhecido por muitos como o melhor óculos de realidade virtual da atualidade, ele pode ser usado para diversos objetivos, entregando o máximo de qualidade e realismo as imagens
Quando se fala em consoles, os óculos da Sony são incomparáveis, o melhor do mercado, e você consegue encontrar com um preço bem acessível.
O melhor software de VR é o Oculus Rift, ele se destaca a frente dos outros, o que justifica o seu preço acima da média.
Mas, quando você tiver que comprar um óculos VR para usar no seu smartphone, esse é a melhor opção da atualidade.
Mas se você procura uma opção para usar com um smartphone Android, não deixe de comprar o Daydream View, é o que oferece a melhor experiência.
10 Formas de usar a realidade virtual na educação
Falando agora de forma mais assertiva para a educação, podemos listar 10 formas de usar a realidade virtual para que a educação seja melhor empregada na vida das pessoas.
Imersão no idioma
Uma das melhores maneiras de aprender um idioma novo é por meio de uma imersão total, porque dessa forma exige que os alunos ouçam e falem o novo idioma todo o tempo. Como a grande maioria das pessoas não podem viajar para o país onde quer aprender a nova língua é falado, a imersão consegue te aproximar de forma bem profunda dessa realidade. Dessa forma, simulações de realidade virtual podem levar o cérebro a pensar que as experiências são reais, induzindo para um aprendizado mais rápido.
Viagens de campos virtuais
Essa é uma das aplicações mais usadas pela realidade virtual, o Google Expeditions pode ser usado para transportar alunos para conhecer lugares distantes e inacessíveis em qualquer lugar da terra. O aplicativo é gratuito para qualquer celular e as escolas que quiserem investir na tecnologia, não precisam optar pelos óculos mais caros para essa atividade.
Treinamento de habilidades
As simulações da realidade virtual podem ajudar os alunos a aprender habilidades práticas. Por isso, esse aprendizado melhora porque um dos maiores benefícios do treinamento é que os alunos podem aprender a partir de cenários realistas, sem o risco da prática acontecer em um local que não faz sentido com a atividade.
Arquitetura e design
As instituições de ensino têm descoberto que a tecnologia da realidade virtual é uma ótima maneira de estimular a criatividade, especialmente quando se trata de design e arquitetura. Por exemplo, o hardware Oculus Rift possibilita que arquitetos tomem modelos 3D gerados por computadores e coloquem os visualizadores nesses modelos 3D para dar vida aos seus planos.
Teorias filosóficas
Mesmo assuntos que parecem ser distantes, como teorias filosóficas podem ser trazidos a vida com a realidade virtual. Dessa forma, na Escola Sevenoaks, no Reino Unido, começou recentemente a usar fones de ouvido de realidade virtual em suas aulas de filosofia, com o objetivo de apresentar aos alunos o argumento dos sonhos do filosofo francês René Descartes.
Aprendizagem à distancia
A indústria da educação a distância também se beneficia bastante com a realidade virtual, um estudo de pesquisadores da Penn State University, mostrou que a tecnologia RV pode melhorar os resultados de alunos que estudam em plataformas online.
Educação especial
Na escola Jackson School para alunos com necessidades especiais, na Austrália, eles têm usado os óculos VR da Oculus Rift. Segundo os instrutores de tecnologia e educação especial, a tecnologia ajudou a estimular a imaginação de seus alunos, oferecendo uma visão que eles não têm.
Visitas virtuais ao campus
A realidade virtual está mudando até a forma com que os alunos escolhem as universidades, muitos campus já adotaram os tours com realidade virtual como uma maneira de se conectar com os candidatos em uma escala maior. Essas visitas virtuais permitem aos alunos que eles vejam como seria frequentar universidades em outras cidades ou países, sem precisar conferir essas informações pessoalmente.
Melhor colaboração
A tecnologia é sempre uma aliada da educação, quando bem usada, mas a realidade virtual tem o potencial de aumentar consideravelmente a integração entre alunos e professores. Isso é mostrado através de pesquisas que mostram que a realidade virtual ajuda a crescer a motivação dos alunos e melhoram a colaboração e a construção do conhecimento.
Aprendizagem baseada em jogos
A aprendizagem baseada em jogos funciona porque aumenta o engajamento e motivação do aluno, e a realidade virtual leva isso para outro nível. Jane Wilde, instrutora do Marlboro College, vem usando jogos e simulações em suas aulas há algum tempo, e com isso, essas atividades menos comuns, vem apresentando uma diferença substancial na aprendizagem dos alunos.
Software que podem ser usados na educação
Ainda falando de tecnologia, mas deixando um pouco de lado a realidade virtual, podemos destacar alguns softwares que ajudam bastante na educação, citamos anteriormente 10 formas da realidade virtual auxiliar na educação, agora vamos ver os tipos de softwares educativos.
Tutoriais
Em softwares do tipo tutorial, a informação é organizada de acordo com uma sequência pedagógica particular e apresentada ao estudante, seguindo essa sequência ou então o aprendiz pode escolher a informação que desejar.
Exercício e prática
Como o nome já diz, o software segue um padrão bem parecido com livros didáticos, uma informação é repassada ao estudante e o software em questão faz questionamentos sobre um determinado assunto. Eventualmente, podemos citar um software famoso no Brasil e em Portugal, o mocho.pt.
Simulação
A proposta de softwares de simulação é poder simular eventos que não são possíveis simular na realidade. Por isso, muitas universidades pesquisam ate que ponto a simulação pode ser equivalente ao universo real, mas os resultados obtidos têm confirmado que softwares de simulação conseguem entregar resultado muito parecidos com experimentos reais.
Modelagem
Nesse tipo de software pra educação, uma certa atividade pode ser simulada no computador, bastando para isso que um modelo dessa atividade seja implementado na máquina. Ao aluno, cabe a alteração de certos parâmetros e a observação do comportamento do fenômeno, de acordo com os valores atribuídos. Na modelagem, o modelo do fenômeno é criado pelo aprendiz, que usa recursos de um sistema computacional para implementá-lo.
Realidade virtual na educação traz ganhos para o aprendizado?
Finalizando, você sabe que a educação é essencial na vida dos seres humanos, principalmente nos primeiros anos de vida. Com o auxílio de dispositivos certos para cada atividade, uma cena real pode ser gerada de tal forma que pareça real criando uma experiência que chegue mais perto da perfeição possível. Dessa forma, a realidade virtual consegue entregar muitos benefícios, mas os 5 principais são:
- Aumenta o interesse do aluno nas disciplinas;
- Entrega uma visualização excepcional;
- Aumenta o engajamento;
- Permite integração e colaboração;
- Mais qualidade na aplicação de treinamentos.
Que a realidade virtual é ótima, você provavelmente já sabia, mas muito pelos jogos, porém agora você percebeu que a importância da realidade virtual está muito além disso. Por isso, marque um amigo para ele ler esse texto e aprender junto com você.