A gestão financeira é uma dos aspectos mais importantes dentro de qualquer empresa. Desse modo, contar com um software de gestão financeira é fundamental. Pois, através de uma excelente ferramenta será possível entender tudo o que está acontecendo na empresa.
Entretanto, não basta apenas ter um software de gestão financeira, é preciso ter o melhor possível. Nesse caso, com o Studio a empresa terá o melhor possível na gestão financeira.
Dessa forma, no texto de hoje, vamos mostrar as principais ferramentas do Studio e, porque ele é o melhor software de gestão financeira. Sem mais delongas, vamos ao texto!
Studio: Melhor Software de Gestão Financeira
Abaixo mostramos as principais funcionalidades do Studio, deixando claro o porque ele é o líder quando o assunto são softwares de gestão financeira. Veja abaixo!
Fluxo de caixa
Um software de gestão financeira como o Studio, traz um fluxo de caixa extremamente completo. O fluxo de caixa é muito importante em uma empresa, pois é nele que são registradas as entradas e saídas. Na prática, isso quer dizer que todos os pagamentos feitos ou recebidos ficam registrados no fluxo de caixa.
No Studio isso é levado para um nível incrivelmente detalhado, onde é possível gerar relatórios completos usando diretrizes como períodos determinados, clientes, entre outras opções que vão ajudar o financeiro da empresa a entender, de fato, como está a saúde financeira da empresa.
Nesse caso, com esse software de gestão financeira, é possível trilhar o caminho que o dinheiro fez, ajudando a ver de forma macro ou micro (dependendo da situação). Com isso, o dinheiro poderá ser usado de uma forma bem mais assertiva.
Tendo controle sobre o fluxo de caixa é possível saber realmente a situação da empresa. Pois, existem períodos chaves no mês, como o período de pagamentos, que é normal que a empresa fique no “vermelho”, porém isso não quer dizer que a empresa está com dívidas.
É apenas parte do processo que vai normalizar, mostrando que as entradas no mês são superiores às saídas. Mostrando assim, para o financeiro que a sua gestão está correta.
Isso também ajuda a empresa a ter a informação de quanto costuma sair em cada período do mês e ano, ajudando ainda mais a gestão financeira a ter uma diretriz dos movimentos financeiros que a empresa precisa realizar durante os dias.
Importante
para que o software de gestão financeira tenha acesso correto ao fluxo caixa é preciso que os dados colocados nele sejam fidedignos com a realidade. Afinal, o Studio tem todas as ferramentas para uma gestão financeira de qualidade, precisando apenas ter acesso aos dados corretos.
Dessa forma, a análise do fluxo de caixa deverá ser feita de algumas formas, como:
- Diariamente: para deixar organizadas as receitas e despesas do dia anterior, registrando os recebimentos e pagamentos que precisam ser realizados, anexando contratos e comprovantes;
- Mensalmente: para poder analisar os dados obtidos ao longo do mês, Para encontrar pontos negativos e positivos, além de fazer uma previsão de como será o mês seguinte;
- Trimestralmente: para que o financeiro valide se suas ações em determinado mês resultaram para os meses seguintes.
Projeção de caixa
Todo software de gestão financeira de qualidade, além do fluxo de caixa, precisa trazer a projeção de caixa. Para trazer parâmetros importantes relativos a entradas e saídas que deverão acontecer nos próximos dias, meses e anos.
Dessa forma, o financeiro da empresa terá informações para antecipar possíveis problemas, garantindo que a empresa trabalhe em prol de garantir que tudo isso seja corrigido da melhor forma.
Entender a projeção de caixa, vai muito além de corrigir problemas, sendo através da projeção de caixa que a empresa vai ter informações de entradas e saídas que terão que ocorrer. Desse modo, a empresa terá um panorama geral, entendendo se pode ou não fazer investimento, buscar formas de maximizar o lucro, entre outros detalhes fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.
No Studio, a projeção de caixa é a mais completa possível, mostrada em forma de extrato ou de gráfico, para que seja possível entender o melhor possível toda a projeção futura da empresa.
Onde mostrará a disposição de despesas fixas e contas a receber, ajudando a equipe financeira a entender qual a melhor forma de seguir nos meses vindouros. Nesse ponto é importante ter em mente que as despesas serão gastos certos e as receitas podem variar um pouco por diferentes fatores.
Planejamento de contas
Após analisar o fluxo e a projeção, o software de gestão financeira precisa da opção de realizar o planejamento de contas, para entender realmente quais as despesas estão dispostas no caixa.
No planejamento de contas é onde as receitas e despesas são categorizadas, para maximizar o resultado de análises futuras. Essa estrutura vai depender do tamanho da empresa e dos níveis de detalhes que a equipe precisa para analisar o quadro da melhor maneira.
Porém, independente de tudo o que está envolto o planejamento de contas, ele é fundamental para a empresa, pois servirá de base para o fluxo de caixa, projeção de caixa e também do DRE.
No Studio é possível fazer o planejamento de contas com o máximo de níveis possíveis. Dessa forma, tendo o Studio, como o software de gestão financeira, a empresa terá a base correta, para estruturar todo o seu financeiro.
Dentro do Studio é possível categorizar as receitas e despesas da forma mais completa. Desse modo, cabe apenas ao financeiro colocar as despesas na sua categoria correspondente.
Dentre as categorias podemos listar:
- As despesas não operacionais;
- Despesas operacionais com custo variável;
- As despesas operacionais com custo fixo;
- Os Impostos;
- Participações no lucro;
- As receitas operacionais;
- As receitas não operacionais;
- Entre outras.
Software de Gestão Financeira: Demonstrativo de Resultado do Exercício
O Demonstrativo de Resultado do Exercício ou DRE é o relatório que analisa todas as receitas e despesas da empresa, esclarecendo se o resultado em dado período foi prejuízo ou lucro.
Inclusive sua apresentação anual para o Governo é obrigatória por parte das empresas (exceto para MEI). O Governo irá fazer um “pente fino” para verificar se os cálculos foram feitos de forma correta e se as informações estão de acordo com as declaradas no imposto de renda.
Entretanto, mesmo sendo uma análise anual, devido a sua grande complexidade e importância, é comum que as empresas façam essa análise a cada determinados períodos, geralmente de forma mensal ou ao menos trimestral.
Uma vez que essa análise não é importante apenas para o Governo, mas também é para a empresa, pois através do DRE será possível ter uma visão clara a respeito do financeiro da empresa.
Mostrando de forma concreta os números da empresa, evidenciando se ela trouxe lucro ou prejuízo. Entender isso é fundamental para que a empresa melhore ainda mais, garantindo que sejam tomadas as melhores decisões a fim de garantir que a empresa traga resultados superiores, que trazem sucesso para o negócio.
Por conta disso, o DRE é um dos relatórios mais importantes que todas as empresas precisam ficar de olho. O software de gestão financeira, Studio, traz esse demonstrativo como um dos seus “carros fortes”, garantindo que as informações sejam completas, garantindo que tanto o Governo quanto a empresa, tenham acesso às informações corretas sobre as despesas e as receitas da empresa.
Conclusão
No texto de hoje apresentamos os recursos do Studio, esse poderoso software de gestão financeira. Demonstrando tudo o que é possível fazer e beneficiar-se de todos esses recursos.
Além disso, fica claro o quão importante é uma gestão financeira bem feita dentro de uma empresa. Uma vez que as informações precisam estar o mais corretas possível, a fim de gerar uma análise verdadeira sobre a situação da empresa.
Com o Studio a empresa terá todas as ferramentas para maximizar o entendimento a respeito do financeiro, com relatório, gráficos, demonstrativos, entre outros recursos. Trazendo o melhor das informações para que o financeiro saiba o jeito certo de agir.
Então, se a empresa busca um software de gestão financeira que seja o melhor no que faz, trazendo todos os principais recursos que a equipe financeira precisa para lidar com o dinheiro e recursos, temos a resposta.
O Studio tem se mostrado como o principal software de gestão financeira e não é para menos. Além de tudo que mostramos no texto, ele possui ainda mais recursos que ajudarão ainda mais a empresa a evoluir financeiramente.
Já conhecia o Studio? Sabia de todos esses recursos? Conte para nós nos comentários.
Compartilhe esse texto em suas redes sociais para que seus contatos também conheçam o Studio e possam se beneficiar dele. Afinal, o Studio é o melhor software de gestão financeira.
Continue acompanhando nosso site para mais artigos relevantes. Agradecemos a sua leitura e nos vemos em breve. Até a próxima!