Com o avanço da tecnologia, nós vimos vários processos se transformarem, e muito outros serem criados, bem como o aumento significativo na nossa produtividade. É o que acontece, por exemplo, quando uma empresa adota um software como uma ferramenta de gestão, e este passa a desempenhar um papel fundamental em todo o processo de gerenciamento do negócio.
Os softwares de gestão são ferramentas imprescindíveis para todo empreendedor que deseja ter um controle adequado da sua empresa, tanto das finanças, quanto do operacional e administrativo.
Além do mais, usar um software como ferramenta de gestão é extremamente necessário para orientar no momento das tomadas de decisão, pois essas ferramentas possuem recursos fundamentais para auxiliar no gerenciamento da sua empresa, uma vez que são gerados relatórios que ajudam na hora de direcionar as ações do negócio.
Como se não bastasse, os softwares como ferramentas de gestão também ajudam a acelerar o andamento dos processos em um negócio, otimizando o tempo e aumentando a produtividade.
Software como ferramenta de gestão
O software de gestão pode ter uma infinidade de aplicações diferentes, e que se adéquam às necessidades de cada empresa. Com apenas um programa, podemos desenvolver inúmeras atividades diferentes. Assim, a empresa ganha em tempo e produtividade.
Sem contar que os softwares como ferramentas de gestão também possibilitam integrar os dados de todos os departamentos da empresa, partilhando as informações necessárias entre todos eles.
De uma forma geral, os softwares como ferramenta de gestão oferecem mais vantagens para o seu negócio do que você pode imaginar, contribuindo ativamente para o crescimento sustentável da sua empresa.
Se você compreende a importância e decidiu que chegou o momento de ter um software como ferramenta de gestão em sua empresa, continue lendo que daremos dicas muito importantes de como escolher um software como ferramenta de gestão ideal para o seu negócio. Acompanhe abaixo:
Como escolher um software como ferramenta de gestão?
Hoje em dia, é possível encontrar uma infinidade de softwares de gestão disponíveis no mercado. Por isso, na hora de adquirir um, é comum surgirem dúvidas sobre como escolher, o que um software de gestão deve ter, e como saber se ele irá atender às necessidades do seu negócio.
Para ajudar, listamos abaixo alguns fatores muito importantes, que você deve observar antes de decidir sobre um software como ferramenta de gestão. Confira!
1 – Identifique quais problemas de gestão sua empresa tem enfrentado
Esse é o primeiro fator que você precisa observar. A resposta para essa pergunta é que irá direcionar a sua decisão. Um software de gestão tem como principal objetivo solucionar alguma deficiência no seu processo de gestão.
Assim, é importante conhecer bem quais problemas estão dificultando a gestão do seu negócio, para decidir sobre o programa ideal.
2 – Objetivos pretendidos com o uso do software como ferramenta de gestão
Nesse ponto, o que você precisa pensar é como pretende usar o software de gestão, se para os processos internos da empresa, se usará com fornecedores externos, se usará apenas com alguns departamentos da empresa, com clientes, dentre outros.
O software de gestão precisa contemplar essa função, e deve oferecer permissões em multinível, para que o gestor possa delegar funções diferentes para os vários membros da equipe, como administrador, usuário colaborador, líder de equipe, dentre outros.
3 – Controle de gastos
Um dos principais motivos que levam uma organização a usar um software como ferramenta de gestão é para manter um controle dos seus gastos. A falta de controle financeiro afeta todos os departamentos.
Muitas equipes pecam por não manterem um controle dos recursos financeiros correto e fiel à realidade.
Sendo assim, um bom software como ferramenta de gestão deve oferecer recursos para controlar todos os gastos da empresa de maneira eficiente.
4 – Suporte / Atendimento ao Cliente
Para usar um software como ferramenta de gestão, é fundamental que ele ofereça um excelente suporte, que seja ágil o suficiente para não comprometer o andamento de nenhuma etapa dos processos da sua empresa.
Se você precisa ter um suporte rápido e eficaz, o ideal é testar essa ferramenta do fornecedor antes de contratar o serviço.
5 – Emissão eficaz de relatórios
Um bom software de gestão deve ser capaz de gerar relatórios rápidos e com todas as informações necessárias. Os relatórios são essenciais para auxiliar nas tomadas de decisão sobre o futuro da empresa.
6 – Gestão facilitada e ágil
O software de gestão, como o próprio nome já diz, deve possibilitar uma gestão funcional, ágil e, principalmente, eficaz dos processos da empresa.
O principal objetivo de usar um software como ferramenta de gestão é otimizar as etapas e permitir uma gestão mais eficiente e integrada da empresa.
Se o programa escolhido não possui essas funções, não será capaz de atender ao que se propõe.
7 – Encontre um fornecedor especialista no seu mercado de atuação
Uma dica que pode ajudar muito na hora de escolher um software como ferramenta de gestão é buscar fornecedores que conheçam o seu mercado de atuação, e que ofereça soluções para o mesmo.
O ideal é que o fornecedor de software já tenha em sua carteira, clientes no mesmo segmento que o seu.
8 – Período de teste
Ainda que o software de gestão que você escolheu atenda a todos os requisitos mencionados acima, e consiga cobrir todas as lacunas da gestão do seu negócio, é fundamental que ele ofereça um período de teste sem nenhum compromisso, antes mesmo de você contratar o serviço. É muito importante testar o software antes de comprá-lo.
Fornecedores de softwares como ferramenta de gestão mais populares no mercado
Confira abaixo alguns exemplos de fornecedores de software no mercado atualmente:
Podemos citar os fornecedores abaixo como exemplos de softwares de gestão para pequenas empresas:
- Storm System
- Jiva
- Ema
Se você fez uma análise detalhada dos processos da sua empresa, fez um mapeamento, analisou as etapas que podem ser combinadas, e das tarefas que podem ser otimizadas para que a gestão do negócio possa ser mais eficiente. E se notou que, do total analisado, há a possibilidade de implementar melhorias em pelo menos a metade deles, então é o momento de ter um software como ferramenta de gestão.
Isso fará com que você tenha muito mais eficiência de gestão, e o seu negócio cresça de uma forma consistente e sustentável.