Software Livre: uma tendência muito favorável ao desenvolvimento
Em pleno desenvolvimento da era digital, os softwares livres se destacam no sentido de praticidade e também da economia de tempo gasto para o desenvolvimento.
Software Livre são softwares que concedem direito ao usuário para acesso, execução e alteração do código-fonte. Assim,com o aproveitamento do código-fonte, muitos empreendedores estarão prontos para utilizar partes de um código já criado em seus novos projetos e serviços.
Em um mundo globalizado a que se vive tal praticidade e simplicidade são muito úteis no ambiente de desenvolvimento de produtos e serviços, fornecendo destaque a utilização dos softwares livres.
Software Livre X Software Gratuito
Muitos empreendedores e pessoas que não são tão familiarizadas com a computação possuem dúvidas em relação a estes dois conceitos. Dessa forma, Softwares Livres partem da premissa de que o programador ou quem irá desenvolver o produto e serviço possa alterar suas configurações, programações e demais características.
No âmbito do software livre há diversos exemplos de programas que utilizam o esqueleto da programação aproveitado para que novas funções serem projetadas
Os Softwares Gratuitos são aqueles que não se determinam se podem ser modificados ou não. Assim, apenas pode-se definir que são gratuitos, e são distribuídos sem custo algum para quem for utilizá-los.
Para concluir, a relação lógica entre os softwares se dá pelo fato de que softwares livres são pagos ou gratuitos, enquanto os gratuitos podem ou não serem livres. Assim, a questão que percorre empreendedores é a escolha entre serviços e produtos que se dispõe de forma gratuita ou paga.
Vantagens ao utilizar Software Livre
- Compartilhamento do Código Fonte;
- Redução de custos;
- Diminuição na duplicação de esforços e de mais pessoas para o grupo desenvolvedor;
- Aproveitamento dos desenvolvedores que iriam desenvolver o conteúdo aproveitado, para trabalhar na correção de bugs e falhas durante o desenvolvimento;
- Competição entre os fornecedores, gerando redução de preços e melhorias significativas no serviço;
- Surgem pequenas empresas que vendem código-fonte com funções específicas;
- Diminuição da dependência de empresas estrangeiras.
Desvantagens do Software Livre
- Falta de experiência de manipulação de softwares livres;
- Em softwares gratuitos, há a dúvida sobre a qualidade do software e se sua utilização é ou não viável;
- Alguns aproveitamentos de código não comentados podem não serem de tanta familiaridade com os programadores da empresa, gerando certa lentidão no processo de desenvolvimento;
- O Software final não poderá ser definido como 100% da empresa desenvolvedora. Dessa forma, apenas terá o título de proprietário aqueles que comprarem o software e obterem o direito autoral dele.
Segurança
No âmbito da segurança, há estudos e pessoas que demonstrar que os Softwares Livres são tão seguros quanto os softwares desenvolvidos a partir do zero.
Comparando a situação em relação aos cadeados, os softwares livres são aqueles que os desenvolvedores desenham uma chave única e adequada. Dessa forma, o software livre será tão seguro quanto um original, onde basta programá-lo com funções específicas para torná-lo seguro como o original foi projetado.
Então, em parâmetros de segurança tanto os originais como os projetos com compartilhamento de código-fonte, a segurança almejada poderá ser constituída.
Tipos de Softwares Livres mais utilizados por empreendedores
Sistemas Operacionais
Linux
O Sistema Operacional Linux foi criado pelo finlandês Linus Torvalds. Sua licença está sob a GPL, a qual libera direitos para cópia, estudo e alterações no código-fonte. Portanto, o sistema operacional Linux é o mais conhecido por ser um software livre e ser utilizado por estudantes da tecnologia
OpenSolaris
O OpenSolaris foi adquirido pela Oracle, sendo projeto inicial da empresa Sun Microsystems. O mais importante é que sua plataforma é muito próxima ao Linux, onde gradativamente foi abrindo seu código-fonte para o acesso.
Banco de Dados
MySQL
O MySQL é um dos bancos de dados mais conhecidos e concorrentes do SQL Server. Portanto, sua linguagem é o SQL, onde o banco de dados foi criado na Suécia na década de 80.
Assim, em 2008, a Oracle o comprou junto com a empresa Sun Microsystems, por cerca de 1 bilhão de dólares. Portanto o MySQL é um dos mais utilizados no mundo, pelo fato do MySQL ser gratuito.
Servidor
Apache
Apache é um software livre de código aberto, que se destaca por ser um dos servidores HTTP mais utilizados no mundo. Assim o Apache, funciona na maioria das plataformas operacionais como Windows, MAC OS, Linux; sendo criado em 1995 por Rob McCool.
Ferramentas de Desenvolvimento
Compilador C
O Compilador C é um dos mais conhecidos, onde em universidades de tecnologia e computação seu estudo sempre é considerado. Assim, ele suporta diversas linguagens inclusive a original (Linguagem C), como C++, Java, Fortran.
O Compilador C funciona em sistemas operacionais como Linux e se intitula software livre porque atende à licença GPL. Assim, o compilador C funciona em sistema operacionais como o Linux e é considerado um software livre pois atende à licença GPL.
Eclipse
O Eclise é um ambiente de programação para se desenvolver produtos e serviços na linguagem Java. Porém, utilizando Plugins, outras linguagens podem ser utilizadas, as quais vale destacar o C, C++, PHP, Java Script, etc.
Dessa forma, o programa é praticamente todo constituído na linguagem Java, possuindo código aberto para o desenvolvimento.
NetBeans
O NetBeans é outro ambiente de programação para se desenvolver produtos e serviços na linguagem Java, sendo um dos maiores concorrentes do Eclipse.
Portanto NetBeans é outro software de código aberto, podendo desenvolver produtos também nas linguagens PHP, C,C++. Desenvolvido pela Oracle, funciona em inúmeras plataformas, como o MAC Os, Linux, o Windows. É um dos mais conhecidos no seguimento da programação Java.
Softwares projetados para o usuário final
VLC – Media Player
O VLC é um dos mais conhecidos reprodutores multimídia do mercado atual. Sua vantagem é sua disponibilidade em todos os sistemas operacionais e plataformas. É um software, leve, rápido e que funciona nos mais variados formatos de áudio e vídeo disponíveis atualmente. Suporta formatos em HD e de aceleração gráfica também.
É um software, leve, rápido e que funciona nos mais variados formatos de áudio e vídeo disponíveis atualmente. Suporta formatos em HD e de aceleração gráfica também.
Suas melhorias constantes se dá pelo fato dos softwares livres, serem acessados a todo momento, onde inúmeros recursos são introduzidos acompanhando as novidades e funcionalidades do mercado atual.
WordPress
WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo Web, onde se destaca inúmeros blogs, sites e produções Web desenvolvidas a partir dele. Ele foi escrito em PHP, integrado ao banco de dados MySQL (que é gratuito e muito prático).
Junto com o Blogger, WordPress é um dos principais para disponibilidade de conteúdos Web, onde redatores conseguem manipulá-lo com facilidade, mesmo não tendo tanta familiaridade com a tecnologia.
Logo, sua personalização é extremamente facilitada tornando inúmeros clientes e empreendedores mais satisfeitos com suas funções. No âmbito técnico, o WordPress foi projetado em 2003, atendendo as licenças GPL.
Considerações Finais
Cada software livre disposto no mercado pode ser utilizado para uma finalidade específica, onde cada empreendedor ou cliente escolhe e direciona o que poderá ser aproveitado para que a praticidade e a simplicidade no âmbito do desenvolvimento sejam atingidas.