Vivo De Software – Melhores softwares para a sua empresa

Como Funciona A Realidade Aumentada – Entenda Como Ela Pode Ser Usada

Saber como funciona a realidade aumentada nem sempre é fácil, muitas pessoas já ouvem falar nela há certo tempo, porém, não sabem como ela funciona exatamente. Mas, hoje você vai saber, reunimos as informações mais relevantes para quem se interessa por tecnologia e inovação. Por isso, continue acompanhando a leitura a seguir.

Como funciona a realidade aumentada

Criar e desenvolver a realidade aumentada pode ser feito de diversas maneiras, utilizando as mais diferentes tecnologias. Ou seja, com apenas um smartphone e um fone de ouvido, a experiência já pode ser criada.

Entender como funciona a realidade aumentada é saber que o seu conceito é mesclar o mundo real com o mundo virtual. Dessa forma, criando um mundo novo e melhor, com informações, imagens e sons, podendo ser usadas para diversas funções.

Mas cuidado para não confundir com a realidade virtual, que emula um ambiente sumulado, onde você acessa ele através de um óculos de realidade virtual.

Um ótimo exemplo de como funciona a realidade aumentada é entender o jogo PokemonGO, que ficou bastante famoso há um tempo atrás. Dessa forma, usando apenas o celular, o usuário já tinha diversão garantida, caçando os Pokemons pela cidade, aparecendo em um ambiente real.

Porém, hardwares especiais estão sendo criados para grandes empresas com o intuito de fornecer melhores experiências aos usuários no futuro. Como no caso da Hololens, uma ótima solução criada pela Microsoft, que pode ser usada de diversas maneiras.

Funcionamento simples

O funcionamento da realidade aumentada é simples, temos um determinado hardware, que realiza a captação, processamento e demonstração do resultado. Trabalhando em conjunto com um software que organiza todos os dados e emula as informações no local correto.

Assim, o hardware é composto por uma câmera que capta as imagens do mundo real, um processador, que faz a leitura dos dados e uma tela onde será realizada a mesclagem entre o virtual e o real.

O software usado é construído para reconhecer padrões dentro das imagens captadas, ou seja, realizar milhares de cálculos complexos para criar os elementos virtuais dentro de cada quadro da imagem. Com isso, trazendo para o usuário a sensação de que esses elementos estão mesmo presentes.

Esse é o funcionamento básico da RA, entretanto, outras tecnologias podem ser adicionadas para melhorar a experiência e criar novas funcionalidades. Como, por exemplo, o Tracking, que por meio do GPS visualiza o local em que o usuário aciona determinado elemento virtual.

A evolução até a realidade aumentada

Entender como funciona a realidade aumentada é saber que a tecnologia vem sendo construída e aprimorada desde meados do século XIX. Temos que ressaltar que sua evolução vem dos códigos de barra, criados em 1952, que permitem sua leitura apenas de forma bidimensional de números.

Em 1975, Myron Krueger criou o Videoplace, um laboratório capaz de interpretar movimentos. Semelhantemente, na época foi uma inovação e chamou atenção de muita gente, isso estimulou outros projetos parecidos.

Um pouco mais tarde, em 1992, Tom Caudell apresentou para a empresa Boing um projeto que facilitava a manutenção das aeronaves. No dispositivo mostrava a origem e o destino de diferentes cabos, foi aí que o termo realidade aumentado foi criado.

Já em 1996, o Touring Machine foi criado por Steve Feiner, esse foi o primeiro sistema móvel de realidade aumentada. Composto por óculos-display, rastreador, computador, wireless e rádio digital, tudo em apenas um equipamento.

Igualmente, no ano de 1999, a ARToolKit foi criada por Hirokazu Kato, que permitia a junção de um objeto tridimensional ao mundo real, da mesma forma que acontece hoje, com o uso de um óculos-display.

A parte do século XXI, as inovações avançaram com uma velocidade incrível, com novos aprimoramentos e usos.

Aplicações da realidade aumentada

Agora que você já entendeu bem como funciona a realidade aumentada, saiba que as possibilidades de aplicação dela são inúmeras. Ela aparece bastante nos games, mas eles são apenas a ponta do iceberg, a tecnologia está sendo usada para diversos setores.

Marketing

O setor de marketing é um dos setores que mais buscam como saber como funciona a realidade aumentada. Pois a RA vai ajudar as empresas a fornecer ferramentas para que os consumidores possam visualizar determinados produtos antes mesmo de levar para casa.

Por exemplo, em uma loja de moveis, ao se interessar por um sofá, o cliente pode baixar o app e emular o móvel dentro de casa, verificando se ele combina bem a decoração.

Além disso, outra possibilidade é a inserção de elementos virtuais dentro de vídeos promocionais. O que já podemos ver nas transmissões ao vivo e nos intervalos de jogos de futebol.

Saúde

A medicina é um grande campo para a aplicação da realidade aumentada. Um cirurgião pode usar da tecnologia para visualizar informações sobre os sinais vitais de um paciente. Sobretudo, Outro uso seria no estudo da anatomia, podendo emular determinadas partes do corpo humano para visualiza-las em conjunto com o mundo real e interagir com as mesmas.

Também é possível a criação de games fisioterápicos, ajudando o paciente com o objetivo de fazer com que ele se recupere e possa voltar a e movimentar normalmente.

Treinamento em empresas

O treinamento em empresas para colaboradores, principalmente para aqueles que exercem atividades de risco é muito importante. Além disso, economiza tempo, podendo mostrar na prática técnicas que seriam estudadas em horas de curso.

O que esperar do futuro?

Atualmente, a principal forma de utilizar a RA é por meio de celulares e tablets, com a evolução sempre constante da tecnologia, podemos esperar mais coisas, como o caso do Google Glass.

Saber como funciona a realidade aumentada tem como objetivo final criar uma imersão natural aos usuários, com o desenvolvimento de nossos softwares e hardwares, isso será cada vez mais comum e mais barato.

Por fim, se você entendeu como funciona a realidade aumentada, saiba que você está preparado para o presente e para o futuro. Muitas das coisas que vemos hoje tem grandes chances de serem melhoradas com a RA. Por isso, escreva nos comentários uma melhoria que você pretende ver com a realidade aumentada.

Sair da versão mobile