Vivo De Software – Melhores softwares para a sua empresa

Como ser um desenvolvedor WordPress? Veja o que é preciso

A área de Tecnologia de Informação tem diversas ramificações diferentes para a escolha de cada profissional de TI, como análise de sistemas, programação, infraestrutura e muito mais. No artigo de hoje, vamos falar sobre uma das áreas em alta no mercado atual, explicando tudo o que você precisa saber sobre como ser um desenvolvedor WordPress.

Essa é uma ótima opção para os programadores que querem se destacar no mercado da Tecnologia de Informação e ter sucesso na internet. Nesse cenário, é possível criar quase tudo (sites, layouts profissionais, ferramentas variadas e até plugins), basta ter criatividade.

Portanto, se você está interessado em começar a programar no WordPress, o sistema de gerenciamento mais usado do mundo, esse artigo é para você.

Abaixo, vamos mostrar como esse sistema de gerenciamento pode ajudar sua carreira profissional como desenvolvedor, bem como explicar como ser um desenvolvedor WordPress. Boa leitura!

O que é WordPress?

O WordPress é um CMS, uma sigla que vêm do inglês “Content Management System” e significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Na prática, isso significa que o WordPress é uma ferramenta que permite criar, editar, gerenciar e publicar conteúdos variados (fotos, textos, vídeos, áudios, entre outros).

Ou seja, na internet, o WordPress pode ser definido como uma plataforma digital, usado na criação de sites, blogs e lojas virtuais, por exemplo.

Para o usuário comum, o WordPress pode ser usado e modificado sem conhecimento de linguagem de programação. Ele é uma ótima escolha para quem pretender criar um site pessoal, profissional ou até mesmo uma loja virtual.

Para o desenvolvedor, no entanto, a ferramenta oferece ainda mais possibilidades.

Isso porque é possível programar dentro do WordPress e aprender a desenvolver suas habilidades nessa ferramenta é uma ótima escolha para quem deseja se destacar no mercado de TI.

Quer entender mais como isso funciona? Então, acompanhe o próximo tópico.

O que faz um desenvolvedor WordPress?

Antes de entender como ser um desenvolvedor WordPress, você precisa saber como é trabalhar com a ferramenta.

Primeiro, é importante saber que o WordPress geralmente utiliza uma combinação de linguagens para ser modificado. Ou seja, esse é um sistema para quem gosta de HTML, CSS, JavaScript, AJAX, entre outros.

Mas a atuação do desenvolvedor WordPress é multidisciplinar, combina vários conhecimentos e sempre requer atualização constante. Por isso, além da linguagem, o desenvolvedor pode precisar entender um pouco de design, acessibilidade, programação para web e ter um pouco de conhecimentos em mecanismos de busca (SEO).

É claro que isso tudo também vai depender do que você pretende programar no WordPress. Algumas criações vão precisar de mais conhecimentos em determinadas áreas do que outras.

Também é importante que o desenvolvedor tenha uma ótima noção de PHP e banco de dados MySQL, além de participar efetivamente da comunidade WordPress e ficar por dentro das tendências do sistema.

O profissional que desenvolve linguagens de programação diferentes do padrão da plataforma (que é PHP) não é considerado desenvolvedor WordPress.

O desenvolvedor WordPress nada mais é do que um especialista na plataforma. Ele é capaz de criar, modificar e fazer a manutenção de recursos que giram em torno desse CMS.

Como o WordPress é uma das plataformas mais usadas na internet atualmente, ser um desenvolvedor nessa área é uma ótima forma de se destacar no mercado.

Como ser um desenvolvedor WordPress 1 - Como ser um desenvolvedor WordPress? Veja o que é preciso

Como ser um desenvolvedor WordPress?

Ficou interessado na área e quer aprender como ser um desenvolvedor WordPress?

Bem, saiba que o desenvolvedor WordPress não é um desenvolvedor de jogos ou aplicativos de celular. Geralmente, essa área está mais focada na criação de sites de variados estilos.

Mas é claro que, dependendo da experiência do profissional, é possível realizar de tudo um pouco.

Ser desenvolvedor no WordPress permite que o profissional foque mais no processo criativo do que na lógica.

A seguir, vamos dar as dicas inicias para você começar a se integrar nesse mercado e entender um pouco mais sobre esse trabalho na prática.

Escolha sua área

Antes de começar a desenvolver no WordPress, você precisa escolher a área da plataforma que deseja trabalhar.

Apesar de uma área estar diretamente interligada a outra, escolher um foco específico de estudo é mais interessante para o profissional que busca um lugar nesse mercado de trabalho.

Em geral, os programadores e desenvolvedores do WordPress se dividem em três áreas: front-end, back-end e full-stack.

Front-end

O desenvolvedor front-end trabalha na interface, na parte visual do recurso desenvolvido – seja ele um site ou um plugin.

Essa é área para trabalhar como desenvolvedor WordPress que mais permite que o profissional abuse da criatividade.

Por isso, se você pretende escolher essa área, é interessante estudar um pouco sobre desing também.

Back-end

Já o desenvolvedor back-end atua mais diretamente no código do WordPress.

Nessa área, você vai trabalhar mais com as dinâmicas de organização do recurso que não estão visíveis para o usuário.

Ou seja, o back-end atua mais diretamente com códigos e linguagens de programação, e menos com layout e design.

Full-stack

Já o full-stack é o desenvolvedor que participa do projeto de forma completa, atuando tanto no front-end quanto no back-end. Ou seja, é o profissional mais completo.

Estude e se mantenha atualizado

Como já mencionamos anteriormente, a plataforma está em constante atualização e passa por muitas melhorias, e é isso o que faz dela tão popular.

Por isso, para entender como ser um desenvolvedor WordPress, você precisa sempre estudar sobre as linguagens da plataforma e se manter atualizado sobre qualquer mudança.

Assim como em todas as áreas de TI, ser um desenvolvedor WordPress significa estudar sempre para não ficar para trás no mercado de trabalho.

Hoje, existem diversos cursos para desenvolvedores WordPress que vão te ajudar nesse quesito. O importante é nunca pensar que já detém todo o conhecimento necessário.

Esteja preparado para os problemas

Ser um desenvolvedor WordPress também significa ser à prova de frustração – ou, pelo menos, o mais tolerante possível aos problemas.

Quando se trata de programação, se você colocar uma vírgula no lugar errado (literalmente), tudo vai por água abaixo. E às vezes é muito, muito difícil encontrar essa vírgula no meio de milhares de linhas de código.

Para ser um bom desenvolvedor, é preciso se manter calmo diante de problemas, principalmente aqueles que afetam as funcionalidades do recurso de modo mais abrangente, como um plugin que deixa de exercer sua função repentinamente e afeta milhares de usuários.

Quanto mais você entender sobre o WordPress e suas funcionalidades, mais fácil vai ser detectar os problemas. Aqui, a calma e a resiliência são a chave para o sucesso!

Sair da versão mobile