O que é social listening? Saiba como ouvir seus clientes!
Ter uma boa comunicação com o público é essencial para qualquer empresa que quer prosperar no mercado. Para ajudar nessa relação, criou-se o conceito de social listening. Mas você sabe o que é social listening e como ele pode ajudar na sua comunicação empresarial?
Aplicar essa estratégia pode ajudar muito na sua relação com o público, na solução de problemas do seu negócio e até no aumento das vendas.
Pensando em quem quer aprender mais sobre essa prática, vamos explicar o que é social listening e quais os benefícios de aplicar essa ideia na sua empresa.
Vamos lá?
O que é social listening?
Social listening vem do inglês e, traduzido, significa “escuta social”. Mas, o que isso quer dizer?
Significa, justamente, escutar o que as pessoas (ou, nesse caso, clientes e possíveis clientes) têm a dizer por meio das suas interações sociais.
Na prática, significa adotar um conjunto de ações de monitoramento de termos-chave nos diversos canais da sua empresa. Ou seja, é sobre monitorar e estar sempre atento à opinião do consumidor a respeito de seu produto ou empresa.
Depois de entender o que é social listening, seus colaboradores vão monitorar e analisar conversas e interações dos seus clientes nas mídias sociais, site, blog ou outras redes de conteúdo do seu negócio.
Mas, para que serve esse monitoramento?
O objetivo do social listening é entender o público da sua marca e identificar os feedbacks orgânicos que seu negócio recebe. Ou seja, vai além de apenas conversar com seus clientes e responder perguntas e comentários sobre a sua marca.
Abaixo, vamos entender melhor como isso prática funciona.
Como o social listening funciona?
O social listening está presente, principalmente, na prática de acompanhar a conversa dos seus consumidores sem interferir (afinal, é sobre ouvir, não sobre falar).
Essa prática é interessante porque, se você presta atenção apenas nas notificações das redes sociais do seu negócio, está perdendo a oportunidade de entender o que as outras pessoas estão falando sobre sua marca.
Nesse sentido, o social listening é sobre acompanhar conversas sobre tópicos, marcas específicas ou palavras-chave que se relacionem com seu produto ou empresa. Ou seja, trata-se de monitorar e fazer pesquisas sobre seus consumidores nas redes sociais.
O social listening é importante para a empresa definir uma estratégia de sucesso para a marca. Mas, para utilizar essa prática de maneira eficaz, primeiro você tem que entender e estar por dentro das palavras-chave que relacionem sua empresa com conteúdos relevantes.
Por isso, monitore o que os clientes estão falando, ouça o que está sendo dito e separe o que for importante para sua empresa. Depois disso, é só interpretar o que isso significa para o seu negócio e buscar por ações positivas que vão impactar seu público.
Além disso, se você não tem domínio das palavras-chave que envolvem sua marca, não se preocupe!
Hoje, existem diversas ferramentas e softwares digitais que podem te ajudar a fazer essa busca e seleção.
Exemplo de social listening
Se você ainda não entendeu como isso funciona na prática, trouxemos um exemplo de social listening aplicado à rotina empresarial. Dessa forma, você vai conseguir entender como essa prática pode ser adotada no dia a dia da sua empresa, bem como os benefícios que pode trazer ao seu negócio.
O social listening muitas vezes é confundido com um simples monitoramento, e apesar dessa funcionalidade fazer parte do social listening, isso não é tudo o que define a prática.
Por exemplo, digamos que você tenha uma empresa que vende produtos alimentícios e que recebe esses produtos de dois fornecedores. Um deles entrega às segundas e, o outro, às quintas-feiras.
Se os clientes que compram na segunda-feira amam os produtos e, os que compram na quinta-feira, geralmente são os que reclamam da sua empresa, é possível entender que há algo errado com o produto do segundo fornecedor.
Por isso, entender a situação dos clientes de quinta-feira como casos isolados seria um monitoramento, já resolver o problema com base nas atitudes dos seus consumidores que você percebeu, é social listening.
Ou seja, essa prática vai mostrar as coisas com uma visão mais imparcial e distante do seu negócio, permitindo que você enxergue problemas que antes não receberam tanta atenção.
Por isso, além de responder seus consumidores nas redes sociais, é importante usar o social listening para analisar seus comportamentos e tentar criar uma imagem mais ampla da imagem da sua marca nas redes sociais.
Por isso, essa é uma prática tão importante para o crescimento empresarial.
Benefícios do social listening
Agora que você entendeu o que é social listening, vamos explicar as duas principais vantagens que essa prática pode trazer para sua empresa. Dessa forma, você vai entender porque a maioria das marcas adota esse conceito em seu negócio.
Monitoramento e estudo de marca
Quando o assunto é social listening, a vantagem que mais se destaca é o estudo de marca que essa prática pode trazer para o seu negócio. Isso porque, com o social listening, você vai entender melhor o que é dito sobre você.
Dessa forma, fica mais fácil entender o que seus clientes querem da sua empresa e como ajudá-los cada vez mais. Isso, por sua vez, vai ajudar a melhorar a imagem da sua marca online.
Ou seja, se você escuta os problemas e reclamações dos clientes, mesmo que eles não tenham ido diretamente atrás da sua marca para reclamar, fica mais fácil resolve-los.
Assim, ao entender o impacto que sua marca exerce no público, você vai melhorar cada vez mais a experiência que o cliente tem com a sua marca. Isso, consequentemente, pode trazer ainda mais vendas.
Estudo da concorrência
Outro benefício interessante do social listening é que essa prática vai ajudar a entender melhor o que está acontecendo com seus concorrentes.
Isso porque as palavras-chave que você vai buscar provavelmente também estarão relacionadas com os produtos da concorrência.
Dessa forma, ao acompanhar as palavras-chave nas redes sociais, você fica inteirado não só sobre o que as pessoas estão falando a respeito da sua marca, mas também o que comentam sobre seus concorrentes.
Ao analisar as ações do concorrente e perceber insatisfações do público que os seus concorrentes também não estão conseguindo eliminar, você pode desenvolver estratégias efetivas de marketing para melhorar ainda mais o desempenho do seu negócio.
Por isso, o social listening é tão importante para conhecer seu público e definir estratégias de crescimento da sua marca. Não deixe de utilizá-lo!