SEU GUIA PARA CRIAR CAMPANHAS DE SUCESSO!

SEU GUIA PARA CRIAR CAMPANHAS DE SUCESSO!

Se você quer usar o email para gerar oportunidades de negócios, baixe este Ebook gratuitamente.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

SaaS, PaaS e IaaS: entenda os modelos de nuvem e suas diferenças

Capa 2 SaaS PaaS e IaaS entenda os modelos de nuvem e suas diferencas - SaaS, PaaS e IaaS: entenda os modelos de nuvem e suas diferenças

Apesar do SaaS, PaaS e IaaS abordarem práticas diferentes, eles compartilham o mesmo conceito: a computação em nuvem (cloud computing). Por ser prática de usar e trazer diversos benefícios, esse tipo de tecnologia está ganhando cada vez mais espaço no mercado e deve continuar como tendência nos próximos anos.

Mesmo assim, as siglas SaaS, PaaS e IaaS ainda geram muitas dúvidas, inclusive entre os profissionais de TI. Qual a diferença entre esses modelos de nuvem? Quando usar cada uma delas? Qual é melhor?

Confira, a seguir, as respostas que o Vivo de Software preparou.

SaaS, PaaS e IaaS: conheça os modelos de nuvens

As siglas SaaS, Paas e IaaS se referem a modelos de serviços em nuvem. Basicamente, essas tecnologias permitem que empresas de qualquer porte se beneficiem de softwares, plataformas e infraestrutura por meio do cloud computing.

Confira as principais características e benefícios do SaaS, do PaaS e do IaaS.

SaaS

SaaS, ou Software as a Service (Software como Serviço), como o nome indica, é um serviço de software onde o acesso é realizado por meio da nuvem.

Ou seja, a aplicação é instalada em uma rede de nuvem remota e acessada por meio da internet ou uma Interface de Programação de Aplicações (API). Dessa forma, não é necessário instalar o aplicativo nos dispositivos locais do usuário ou configurá-lo.

Geralmente, o SaaS é oferecido por meio de um plano de assinatura e o acesso é feito por meio de login e senha. Alguns exemplos de SaaS são o Office 365 e o Google Docs.

Benefícios:

  • Pode ser acessado de qualquer lugar por meio da internet;
  • É mais barato do que um software local;
  • Os dados ficam protegidos em caso de falhas nos equipamentos;
  • É possível ampliá-lo de acordo com as necessidades do usuário;
  • O usuário não precisa se preocupar com o seu gerenciamento e atualizações.
LER MAIS   Software Livre: uma tendência muito favorável ao desenvolvimento

PaaS

PaaS, ou Platform as a Service (Plataforma como Serviço), é uma tecnologia que permite o desenvolvimento e gerenciamento de aplicativos por meio da nuvem. Assim, os desenvolvedores podem criar sistemas personalizados sem a necessidade de servidores, bancos de dados, sistemas operacionais e outras ferramentas de desenvolvimento.

Além disso, a maioria das opções de PaaS também contam com recursos de computação, armazenamento e testes dos programas criados.

Assim como o SaaS, é o fornecedor do PaaS que é o responsável pela operação, configuração e manutenção da plataforma. O usuário apenas fornece os dados que serão processados.

Alguns exemplos bastante conhecidos de PaaS são Amazon Web Services (AWS), Oracle Cloud Platform (OCP), Microsoft Azure e Google App Engine.

Benefícios:

  • Suporta várias linguagens de programação;
  • Torna o desenvolvimento de softwares mais rápido;
  • Facilita o trabalho remoto em equipe;
  • O usuário não precisa se preocupar com infraestrutura;
  • É possível hospedar vários programas em um único PaaS.

IaaS

IaaS, ou Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço), é basicamente um recurso de armazenamento, computação e rede, parecido com um data center em nuvem. Esse tipo de serviço pode ser usado para hospedar sites e até analisar ações de big data, por exemplo.

A maioria dos IaaS são contratados de acordo com a capacidade da infraestrutura da nuvem, como processamento e memória. Assim como os modelos de SaaS e PaaS, o IaaS é pago de acordo com os recursos utilizados pelo contratante. Dessa forma, é possível investir em uma infraestrutura de TI automatizada e escalonável.

Alguns exemplos de IaaS são IBM Cloud e Google Cloud. Além disso, o Amazon Web Services (AWS), o Oracle Cloud Platform (OCP) e o Microsoft Azure também possuem recursos de Infrastructure as a Service.

LER MAIS   Como usar o SaaS em sua empresa?

Benefícios:

  • O usuário não tem despesas com a infraestrutura de hardware;
  • Oferece maior segurança de dados em casos de falhas de equipamentos;
  • Proporciona uma infraestrutura flexível ao usuário;
  • Reduz as chances de indisponibilidade.

SaaS PaaS e IaaS 1 - SaaS, PaaS e IaaS: entenda os modelos de nuvem e suas diferenças

Qual a diferença entre SaaS, PaaS e IaaS?

Em resumo, a diferença entre SaaS, PaaS e IaaS está na natureza do serviço oferecido pelo fornecedor, apesar de todos eles se tratarem de soluções em nuvem.

Por exemplo, o SaaS oferece softwares em formato de assinatura por meio da internet ou APIs.

Em contrapartida, o PaaS oferece uma plataforma de nuvem para criação de aplicações personalizadas por meio da infraestrutura do fornecedor.

Já o IaaS fornece acesso a recursos de computação por meio da nuvem, como rede, armazenamento, servidores, entre outros.

Qual modelo de nuvem é melhor: SaaS, PaaS ou IaaS?

Na verdade, não existe melhor ou pior entre SaaS, PaaS e IaaS. Cada um desses serviços pode ser vantajoso quando usado de acordo com a sua finalidade.

O SaaS, por exemplo, é indicado para empresas que não possuem espaço físico para servidores, já que o software usa os do fornecedor. Ele também é uma boa alternativa para empresas que não têm recursos para arcar com os custos das licenças de softwares ou que precisam realizar seus serviços de forma remota. Além disso, o SaaS é indicado para usuários que precisam realizar trabalhos específicos por um período curto ou apenas em épocas específicas.

Por outro lado, o PaaS pode ser mais vantajoso para empresas que possuem uma equipe de desenvolvedores, uma vez que ele é um serviço de criação de softwares. Ele também é indicado para empresas que buscam redução de custos com servidores, mas não querem abrir mão da escalabilidade, ou quando os modelos de IaaS ou SaaS não atendem as necessidades da organização. Entretanto, quando a performance de um software depende de um determinado hardware ou alguma aplicação específica, o PaaS não será uma boa solução.

LER MAIS   Atomic Mail Hunter - Buscador de e-mails para venda direta

Por fim, o IaaS é indicado para empresas com demandas variáveis ou com evolução tão rápida que não é suportada pela infraestrutura física. Um exemplo disso são os e-commerces, pois eles possuem uma grande variação de volume de tráfego, consomem muito espaço de armazenamento e precisam de estabilidade e segurança para ficar no ar 24 horas por dia.

Considerações finais

Sem dúvida, SaaS, PaaS e IaaS são as grandes tendências do mercado mundial. Afinal de contas, empresas de todos os portes podem se beneficiar desses modelos de serviços. Então, continue acompanhando o Vivo de Software e receba dicas com as melhores soluções de software do mercado!

Translate »