Você já deve ter visto aqueles sites que estão sempre na primeira página do Google, você sabe o porquê deles estarem nessa posição? Portanto, acompanhe esse texto e aprenda técnicas de SEO para conseguir as melhores posições nos motores de busca.
O que significa SEO?
Essas três letras significam Search Engine Optimization, em português, Otimização para os Mecanismos de Busca. Ou seja, é o seu principal parceiro para o seu site aparecer nas primeiras posições do maior buscador do mundo, o Google.
Dessa forma, o seu leitor não vai perceber que você utiliza as técnicas de SEO, mas o Google com certeza vai se atentar a isso e ele dá grande destaque aos sites que utilizam as técnicas corretas. Um trabalho bem feito no seu site ou blog, faz toda diferença no ranqueamento da sua página, você terá mais destaque aos principais assuntos através das palavras chaves.
Aparecendo na primeira página do Google
Com certeza não será do dia para noite que o seu site vai aparecer na primeira página do Google. Para você alcançar as melhores posições, você deverá pensar em alguns fatores importantes, como: Conteúdo atraente e relevante, e a otimização do SEO, mas também existem outras condições que o Google considera como importantes na hora de posicionar um site nos primeiros resultados. Confira a seguir.
Navegabilidade
Ou seja, tendo uma página organizada com conteúdo interessante, eficiente e responsivo, com certeza isso será um ponto a favor para aparecer na primeira página do Google.
O Google procura oferecer a melhor experiência possível para os seus usuários e isso tem tudo a ver com navegabilidade. Entretanto, ele está sempre buscando oferecer o melhor conteúdo de forma mais acessível possível, dessa forma, o seu site deve ser fácil de navegar e amigável.
Palavras chaves
Quem entende um pouquinho de SEO sabe que as palavras chaves são muito importantes na hora de ranquear. Contudo, mais importante que saber disso, é saber que as palavras de cauda longa são essenciais para que você saia na frente de outros sites. Dessa forma, quando você adiciona muitas delas, você tem mais chance de atrair um grande tráfego.
Para você entender melhor:
- Palavra única: SEO para blog.
- Cauda longa: SEO para blog do nicho de empreendedorismo.
Fazendo o uso de palavras de cauda longa, você gastará menos tempo e dinheiro, pois, elas não concorrem as palavras mais buscadas. Mas porque as palavras de cauda longa têm tanto poder para o SEO?
As pesquisas de cauda longa geralmente são feitas por pessoas que buscam informações muito especificas, enquanto as palavras curtas são buscadas em pesquisas mais generalistas. Sendo assim, se você pode fornecer conteúdos a quem busca informações especificas, a chance deles permanecerem em seu site e se tornarem um lead é muito maior.
Link building
Talvez você não saiba, mas o Google considera a quantidade e a qualidade dos links que apontam para o seu site. Trabalhar nisso se chama fazer ‘’link building’’.
Por exemplo, se sites renomados fizerem referência ao seu blog, com certeza isso será bem-visto pelo Google. Além disso, se alguém deixar um comentário sobre sua empresa em algum post, isso também conta com pontos a favor. Por isso, incentive seus seguidores a divulgar o seu blog, se você for ativo, melhor ainda, essa é uma boa forma de interagir com seus clientes e obter esse tipo de redirecionamento.
Velocidade de carregamento
Absolutamente ninguém gosta de sites com bugs e com carregamento lento, muito menos o Google. Se o seu site for lento e pesado, isso faz com que você perca pontos com o Google e diminua as suas chances de captar leads.
Sendo assim, um site rápido e responsivo ajuda a manter as pessoas dentro dele e quando eles vão para outros sites que não são tão bons, você consegue deixar uma boa impressão. Pense que a concorrência é cada vez maior na internet, nenhum usuário vai ficar esperando por muito tempo para ler um conteúdo que existe em outro site.
Otimização do título
Um título atraente faz toda a diferença para o SEO e para os seus leitores. Por isso, invista alguns minutos pensando em um bom título, um título que realmente chame a atenção do seu público.
Além disso, você deve se atentar e utilizar a palavra-chave escolhida no título. A dica é colocar a palavra-chave que será trabalhada logo no começo do título, e use ela em alguns subtítulos para dar mais destaque ainda para o SEO.
Meta description
Talvez você não saiba o que é uma meta description, mas com certeza você já leu algumas. Elas são descrições breves que aparecem logo abaixo do link do seu site ou blog.
Por isso, quando você faz uma meta description atrativa, você tem uma possibilidade maior de indexar o conteúdo e se posicionar melhor no Google. As meta descriptions são usadas como vitrines do seu blog, por isso, essa importância tão grande e a obrigação de ter muita atenção e fazer o uso das palavras chaves dentro dela também.
URL otimizada
Além de trabalhar bem uma meta description, ter uma URL otimizada também é essencial para um bom uso das técnicas de SEO. Ou seja, ela deve ser otimizada com a palavra-chave em destaque utilizada ao longo do texto. Outra coisa a se destacar, é utilizar URLs curtas e objetivas, para que as pessoas consigam ler rapidamente e encontrar o que estão procurando.
Use imagens e vídeos em seus conteúdos
Por último, saiba que conteúdos atraentes e relevantes não são tudo para o SEO, por mais completo que seja um artigo, procure utilizar outros recursos como imagens e vídeos que tenham um apelo visual maior.
Ou seja, inserir imagens que ilustre o que você está falando trazem mais impacto com para o texto, deixando a leitura mais fácil. O mesmo funciona com vídeos, sendo uma maneira mais prática do leitor consumir o conteúdo.
Espero que agora você esteja mais tranquilo, sabendo que o SEO não é nenhum bicho de 7 cabeças. O que você deve fazer agora é aplicar essas técnicas para que seu site ou blog aumente o número de visitas, pois, é uma das melhores formas de você começar a monetizar na internet.