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Como usar o WhatsApp como uma ferramenta de vendas?

Capa 10 Como usar o WhatsApp como uma ferramenta de vendas - Como usar o WhatsApp como uma ferramenta de vendas?

Quanto mais canais de vendas o seu empreendimento tiver melhor, pois assim, você tem mais chances de atrair clientes. O WhatsApp pode ser um deles, sabia?

Confira 10 estratégias para aumentar as vendas pelo WhatsApp!

Usar o WhatsApp como uma ferramenta de vendas pode ser uma oportunidade gigantesca para você gerar mais vendas para o seu negócio. A plataforma possui mais de 1 bilhão de usuários, atingindo todos os cantos do mundo.

Pra você ter uma noção do alcance do WhatsApp, ele tem mais usuários que as 3 principais redes socias da atualidade, o Facebook, Instagram e Linkedin.

Segundo a 3° Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pelo E-commerce Brasil, o WhatsApp já é o quinto canal mais utilizado para pré e pós-venda, sendo responsável por 35% das concretizações de venda. Ele perde apenas para as redes sociais, busca orgânica, e-mail marketing e links patrocinados.

Mas não é porque a tendência de se aproximar do cliente pelo WhatsApp é real que todos os negócios conseguem ter sucesso com ele. É preciso se atentar a uma série de dicas que vamos te passar ainda nesse texto.

Primeiros passos

Para você começar a usar o WhatsApp da melhor maneira para vender mais, você não pode transmitir uma imagem amadora ao seu público, ou seja, tome cuidado com o envio de mensagens muito informais e tenha cuidado na hora de adicionar contatos.

Um dos pontos principais é o disparo frequente de promoções aos contatos, isso não é interessante e você acaba desperdiçando uma chance de se aproximar de forma estratégica do seu prospecto.

Antes de você começar a vender, você precisa ter contatos, certo? Para isso, te indicamos 2 formas.

  • Forneça o número da sua empresa para as pessoas.

É o método mais fácil e simples, você não precisará ser chato de ficar pedindo toda hora o número das pessoas e ainda passará uma boa impressão de estar fornecendo mais um canal de contato a quem quiser falar com você.

  • Peça autorização para adicionar o usuário.
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Nessa segunda maneira, é um pouco mais difícil, pois muitas pessoas têm receio de serem perturbadas com inúmeras promoções pelas empresas. Mas, o que facilita bastante a sua vida é fazer esse pedido de forma educada e deixando claro o motivo pelo qual vai adicionar essa pessoa.

10 Estratégias para aumentar as vendas pelo WhatsApp

Agora que você sabe a importância do WhatsApp para fechar vendas e já sabe como capturar o contato dos seus futuros clientes, vamos te entregar 10 estratégias para você conseguir vender mais com esse aplicativo.

#1. Conteúdo

Primeiramente, saiba que o conteúdo é o primeiro ponto a ser abordado porque ele irá influenciar todo os outros. Sendo assim, você precisa ter bastante cautela para escolher o que será divulgado no seu WhatsApp, sabendo que é um dos aplicativos mais usados pelas pessoas, você não pode deixar essa chance escapar e deverá aproveitá-la muito bem.

Toda a interação que o WhatsApp permite, deve ser explorada com inteligência, como as imagens, áudios e vídeos. Esses recursos quando são usados da maneira correta, conseguem engajar o usuário com muita facilidade.

O WhatsApp possui uma ótima taxa de abertura, chegando a 98%, as chances da sua mensagem serem lida são enormes, por isso, você deve planejar muito bem o que será enviado.

Nesse sentido, você pode utilizar o envio para divulgar dicas de produtos, novos serviços oferecidos, uma nova postagem na rede social, e claro uma venda direta. Mas a maioria das suas mensagens devem ser com o objetivo de educar, gerar credibilidade e informar o seu leitor.

#2. Organize a sua lista de contatos

Organização é fundamental para você usar o WhatsApp no seu negócio com mais facilidade. Desse modo, quando você adicionar um novo contato na sua agenda, insira uma tag ou uma etiqueta para identifica-lo melhor, podendo ser no inicio ou no final do nome da pessoa.

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Por exemplo, se você é uma agência de viagens, insira informações referente ao interesse de cada pessoa, por exemplo: José – Minas Gerais e Maria – Bahia.

Dessa forma, na hora de pesquisar um contato, será muito mais fácil de localiza-lo.

#3. Lista de transmissão

A lista de transmissão é importantíssima, porque cada pessoa inserida nela poderá receber uma mensagem como se fosse privada, porém, você fará apenas um disparo. Essa é a grande diferença pro grupo, pois no grupo todas as pessoas podem ler todas as mensagens.

Para criar uma lista é bem fácil:

  • Abra o WhatsApp;
  • Clique em Nova Transmissão e escolha Nova Lista;
  • Selecione os contatos que você quer incluir na lista;
  • Altere o nome da lista e já pode começar os envios.

#4. Separe o número pessoal do comercial

É muito importante você não misturar as duas contas do WhatsApp, por mais que você seja um microempreendedor, ou seja, essa separação deixa os seus contatos mais organizados e consequentemente otimiza o envio das suas mensagens.

#5. Não foque apenas em vender!

Como falamos no primeiro tópico, gerar engajamento é fundamental para as pessoas que você irá falar no WhatsApp. Por isso, seja estratégico e fale em vendas apenas em momentos oportunos, crie ocasiões onde a pessoa receberá aquela promoção ou lançamento de produto com bons olhos. Lembre-se disso, atraia antes, ganhe a confiança do usuário e só venda depois.

#6. SAC

Fortalecer o relacionamento com os seus clientes é fundamental, pensando nisso, porque não usar o WhatsApp como um serviço de atendimento ao consumidor? Dessa maneira, pense na praticidade que será para o cliente não precisar enviar e-mail ou usar o computador para tirar uma dúvida. De fato, isso criará conexões do cliente com a sua marca.

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#7. WhatsApp Web

O WhatsApp Web ajuda bastante a vida de quem trabalha sempre no computador, em suma, essa foi uma das melhores atualizações do aplicativo.

Para acessa-lo é simples:

  • Acesse o endereço https://web.whatsapp.com/;
  • Uma tela com um código QR será exibido;
  • Abra o WhatsApp em seu celular;
  • Clique em Configurações;
  • Clique na opção WhatsApp Web
  • Escanei o código QR pelo celular e ele vai ser carregado direto no seu computador.   

#8. Use o status do WhatsApp com inteligência

O status do WhatsApp é bem parecido com o stories do Instagram, e é um recurso dinâmico de postagens, assim você poderá aproveitar para divulgar horários de atendimento, coleções novas de sua loja, pedaços dos seus vídeos do Youtube e outros. Por isso, use a criatividade para atrair o contato sem falar com ele.

#9. Divulgue seu link direto do WhatsApp

Você pode criar um link do seu WhatsApp e divulgá-lo para que as pessoas possam falar com você em apenas um clique. É uma maneira muito fácil de atrair novos clientes, por isso, divulgue seus links em redes sociais, seu site ou em postagens do seu Blog, isso gerará trafego para a sua lista de transmissão.

#10. Use- o como um pós-venda

Por fim, uma estratégia pouco usada, usar o WhatsApp como pós-venda. O pós-venda é uma oportunidade incrível de fidelizar clientes, infelizmente a maioria das empresas não fazem uso dela. Além disso, você poderá preparar mensagens para colher informações importantes do seu cliente logo após a compra.

Você sabia que o aplicativo mais usado no mundo tinha tantas funcionalidades? Por isso, não se esqueça de aplicar essas estratégias no seu negócio! Marque um amigo nos comentários!

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