Como usar o WhatsApp como uma ferramenta de vendas?
Quanto mais canais de vendas o seu empreendimento tiver melhor, pois assim, você tem mais chances de atrair clientes. O WhatsApp pode ser um deles, sabia?
Confira 10 estratégias para aumentar as vendas pelo WhatsApp!
Usar o WhatsApp como uma ferramenta de vendas pode ser uma oportunidade gigantesca para você gerar mais vendas para o seu negócio. A plataforma possui mais de 1 bilhão de usuários, atingindo todos os cantos do mundo.
Pra você ter uma noção do alcance do WhatsApp, ele tem mais usuários que as 3 principais redes socias da atualidade, o Facebook, Instagram e Linkedin.
Segundo a 3° Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pelo E-commerce Brasil, o WhatsApp já é o quinto canal mais utilizado para pré e pós-venda, sendo responsável por 35% das concretizações de venda. Ele perde apenas para as redes sociais, busca orgânica, e-mail marketing e links patrocinados.
Mas não é porque a tendência de se aproximar do cliente pelo WhatsApp é real que todos os negócios conseguem ter sucesso com ele. É preciso se atentar a uma série de dicas que vamos te passar ainda nesse texto.
Primeiros passos
Para você começar a usar o WhatsApp da melhor maneira para vender mais, você não pode transmitir uma imagem amadora ao seu público, ou seja, tome cuidado com o envio de mensagens muito informais e tenha cuidado na hora de adicionar contatos.
Um dos pontos principais é o disparo frequente de promoções aos contatos, isso não é interessante e você acaba desperdiçando uma chance de se aproximar de forma estratégica do seu prospecto.
Antes de você começar a vender, você precisa ter contatos, certo? Para isso, te indicamos 2 formas.
- Forneça o número da sua empresa para as pessoas.
É o método mais fácil e simples, você não precisará ser chato de ficar pedindo toda hora o número das pessoas e ainda passará uma boa impressão de estar fornecendo mais um canal de contato a quem quiser falar com você.
- Peça autorização para adicionar o usuário.
Nessa segunda maneira, é um pouco mais difícil, pois muitas pessoas têm receio de serem perturbadas com inúmeras promoções pelas empresas. Mas, o que facilita bastante a sua vida é fazer esse pedido de forma educada e deixando claro o motivo pelo qual vai adicionar essa pessoa.
10 Estratégias para aumentar as vendas pelo WhatsApp
Agora que você sabe a importância do WhatsApp para fechar vendas e já sabe como capturar o contato dos seus futuros clientes, vamos te entregar 10 estratégias para você conseguir vender mais com esse aplicativo.
#1. Conteúdo
Primeiramente, saiba que o conteúdo é o primeiro ponto a ser abordado porque ele irá influenciar todo os outros. Sendo assim, você precisa ter bastante cautela para escolher o que será divulgado no seu WhatsApp, sabendo que é um dos aplicativos mais usados pelas pessoas, você não pode deixar essa chance escapar e deverá aproveitá-la muito bem.
Toda a interação que o WhatsApp permite, deve ser explorada com inteligência, como as imagens, áudios e vídeos. Esses recursos quando são usados da maneira correta, conseguem engajar o usuário com muita facilidade.
O WhatsApp possui uma ótima taxa de abertura, chegando a 98%, as chances da sua mensagem serem lida são enormes, por isso, você deve planejar muito bem o que será enviado.
Nesse sentido, você pode utilizar o envio para divulgar dicas de produtos, novos serviços oferecidos, uma nova postagem na rede social, e claro uma venda direta. Mas a maioria das suas mensagens devem ser com o objetivo de educar, gerar credibilidade e informar o seu leitor.
#2. Organize a sua lista de contatos
Organização é fundamental para você usar o WhatsApp no seu negócio com mais facilidade. Desse modo, quando você adicionar um novo contato na sua agenda, insira uma tag ou uma etiqueta para identifica-lo melhor, podendo ser no inicio ou no final do nome da pessoa.
Por exemplo, se você é uma agência de viagens, insira informações referente ao interesse de cada pessoa, por exemplo: José – Minas Gerais e Maria – Bahia.
Dessa forma, na hora de pesquisar um contato, será muito mais fácil de localiza-lo.
#3. Lista de transmissão
A lista de transmissão é importantíssima, porque cada pessoa inserida nela poderá receber uma mensagem como se fosse privada, porém, você fará apenas um disparo. Essa é a grande diferença pro grupo, pois no grupo todas as pessoas podem ler todas as mensagens.
Para criar uma lista é bem fácil:
- Abra o WhatsApp;
- Clique em Nova Transmissão e escolha Nova Lista;
- Selecione os contatos que você quer incluir na lista;
- Altere o nome da lista e já pode começar os envios.
#4. Separe o número pessoal do comercial
É muito importante você não misturar as duas contas do WhatsApp, por mais que você seja um microempreendedor, ou seja, essa separação deixa os seus contatos mais organizados e consequentemente otimiza o envio das suas mensagens.
#5. Não foque apenas em vender!
Como falamos no primeiro tópico, gerar engajamento é fundamental para as pessoas que você irá falar no WhatsApp. Por isso, seja estratégico e fale em vendas apenas em momentos oportunos, crie ocasiões onde a pessoa receberá aquela promoção ou lançamento de produto com bons olhos. Lembre-se disso, atraia antes, ganhe a confiança do usuário e só venda depois.
#6. SAC
Fortalecer o relacionamento com os seus clientes é fundamental, pensando nisso, porque não usar o WhatsApp como um serviço de atendimento ao consumidor? Dessa maneira, pense na praticidade que será para o cliente não precisar enviar e-mail ou usar o computador para tirar uma dúvida. De fato, isso criará conexões do cliente com a sua marca.
#7. WhatsApp Web
O WhatsApp Web ajuda bastante a vida de quem trabalha sempre no computador, em suma, essa foi uma das melhores atualizações do aplicativo.
Para acessa-lo é simples:
- Acesse o endereço https://web.whatsapp.com/;
- Uma tela com um código QR será exibido;
- Abra o WhatsApp em seu celular;
- Clique em Configurações;
- Clique na opção WhatsApp Web
- Escanei o código QR pelo celular e ele vai ser carregado direto no seu computador.
#8. Use o status do WhatsApp com inteligência
O status do WhatsApp é bem parecido com o stories do Instagram, e é um recurso dinâmico de postagens, assim você poderá aproveitar para divulgar horários de atendimento, coleções novas de sua loja, pedaços dos seus vídeos do Youtube e outros. Por isso, use a criatividade para atrair o contato sem falar com ele.
#9. Divulgue seu link direto do WhatsApp
Você pode criar um link do seu WhatsApp e divulgá-lo para que as pessoas possam falar com você em apenas um clique. É uma maneira muito fácil de atrair novos clientes, por isso, divulgue seus links em redes sociais, seu site ou em postagens do seu Blog, isso gerará trafego para a sua lista de transmissão.
#10. Use- o como um pós-venda
Por fim, uma estratégia pouco usada, usar o WhatsApp como pós-venda. O pós-venda é uma oportunidade incrível de fidelizar clientes, infelizmente a maioria das empresas não fazem uso dela. Além disso, você poderá preparar mensagens para colher informações importantes do seu cliente logo após a compra.
Você sabia que o aplicativo mais usado no mundo tinha tantas funcionalidades? Por isso, não se esqueça de aplicar essas estratégias no seu negócio! Marque um amigo nos comentários!